Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Soluções que pesquisadores e parceiros irão apresentar por meio de palestras gravadas

Soluções que pesquisadores e parceiros irão apresentar por meio de palestras gravadas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Soluções que pesquisadores e parceiros irão apresentar por meio de palestras gravadas Soluções que pesquisadores e parceiros irão apresentar por meio de palestras gravadas

Pela primeira vez, em 35 anos, os pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos/SP) participam de uma feira agropecuária 100% digital. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a 20ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020) será realizada em novo formato, entre 27 e 29 de maio. É neste ambiente que três tecnologias já disponíveis para o setor produtivo, envolvendo água e alimentos, serão apresentadas.

Saneamento básico rural, avaliação da qualidade da água em sistemas de aquicultura, além de análise de alimentos por ressonância magnética nuclear (RMN) são soluções que pesquisadores e parceiros vão apresentar, por meio de palestras gravadas.

O depoimento do produtor rural Luiz Marcatto sobre o vigor das folhas dos pés de café produzidos no sítio Monte Alto, na região de São Carlos, é um dos exemplos da eficiência da qualidade do adubo orgânico gerado pela Fossa Séptica Biodigestora, destinada ao tratamento do esgoto doméstico em área rural.

Essa é uma das tecnologias do sistema de saneamento básico para a área rural que o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva e o analista Carlos Renato Marmo vão abordar na apresentação virtual. Os dois explicam os problemas da falta de saneamento na área rural do País, as consequências para a população e para os sistemas de saúde pública, bem como as tecnologias sociais, simples e de baixo custo, disponíveis para adoção.

O Clorador Embrapa, uma solução para tornar á água potável, e o Jardim Filtrante, destinado ao tratamento das chamadas águas cinzas (pias, banheiros e chuveiros) complementam o sistema de saneamento para o campo, mas que tem impacto na cidade, desenvolvido pela centro de pesquisa.

Técnicas avaliam parâmetros da água e teor de óleo

Desenvolvida dentro do conceito de inovação aberta, a Sonda Acqua Probe é capaz de aferir, em tempo real e de forma remota, por meio de celular, tablet ou computador, propriedades da água de viveiros destinados ao cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos.

A pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Débora Milori, e o diretor comercial da statup Acqua Nativa, Hugo Vieira, vão explicar durante a palestra os parâmetros monitorados, incluindo a concentração de clorofila-a, com a ajuda de técnicas fluorimétricas, método de análise usado na determinação quantitativa ou qualitativa de substâncias capazes de emitir fluorescência. Com essa técnica, é possível quantificar a clorofila e a floração de algas in situ, que em excesso pode comprometer o cultivo de espécies aquáticas ou até levar a mortandade da fauna.

A sonda multiparâmetros Acqua Probe integra o Projeto BRS Aqua, liderado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), que está sendo executado com o objetivo de fortalecer e ampliar a aquicultura, desenvolvendo tecnologias nacionais para o setor.

Outra técnica que será apresentada na Agrotins virtual é a aplicação de ressonância magnética nuclear para análises rápidas e não destrutivas de grãos, frutos e sementes. A técnica analisa em segundos uma amostra, sem destrui-la e sem deixar resíduos químicos (comum em métodos convencionais).

O pesquisador Luiz Alberto Colnago, que já desenvolve pesquisas com RMN aplicadas ao agro há mais de 30 anos, e o diretor de Tecnologia da Fine Instrument Technology, Daniel Consalter, vão apresentar os conceitos da técnica, as possibilidades de análise em alimentos in natura e industrializados e as aplicações dentro e fora do País.

Aparelhos de RMN desenvolvidos em parceria entre as duas instituições já chegaram em países como a Ásia, Europa e América do Sul. No Brasil, está sendo usado com sucesso para avaliar o teor de óleo em frutos de palma ou de dendê, como também é conhecido.

Para a chefe de Transferência e Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Débora Milori, a Agrotins é uma das feiras mais importantes do cenário agropecuário nacional, que resolveu inovar este ano com sua versão digital em função da Covid-19.

“Este esforço de manter o calendário disponibilizando uma plataforma online com produtos, palestras e vídeos sobre tecnologias é um exemplo de aceleração de tendências. O mundo atual está cheio de ferramentas que viabilizam as interações à distância. Fomos forçados a aprender a usá-las e, acredito que num caminho sem volta”, avaliou a pesquisadora, enfatizando que esta é uma oportunidade impar de interagir com o mercado da feira.

Todas as palestras serão disponibilizadas na página da Agrotins digital no endereço https://agrotins.to.gov.br/.