Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Gestores do Matopiba somam esforços para divulgar potencialidades da região

Gestores do Matopiba somam esforços para divulgar potencialidades da região Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues Gestores do Matopiba somam esforços para divulgar potencialidades da região Gestores do Matopiba somam esforços para divulgar potencialidades da região

Os secretários estaduais de Agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia se reuniram, via videoconferência, na manhã desta quinta-feira, 28, durante a Agrotins 2020 100% Digital, para tratar de assuntos de interesse comum aos estados e relacionados ao agro, como produção e preservação, aumento da produtividade, fortalecimento de projetos e ações em benefício de todos. Os quatro estados compõem o Matopiba - região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade.

O coordenador do Grupo Gestor do Matopiba e secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum, mediou o encontro e reforçou que os estados estão somando esforços para divulgar as potencialidades da região que já responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. “No Matopiba produção e preservação andam juntas. Somos um grupo forte e coeso que prioriza o desenvolvimento da região e trabalha para fortalecer os nossos produtos, anunciando que o cerrado produz com sustentabilidade”, afirmou César Halum.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia, Lucas Costa, relembrou que os estados já trabalham juntos e em conjunto com as secretarias de meio ambiente de cada estado. “Tocantins e Bahia já vêm desenvolvendo um trabalho conjunto de sucesso e estamos somando forças com os demais estados que fazem parte do Matopiba, fortalecendo nossas ações. Juntos somos mais fortes e vamos fazer a diferença”, disse ele. O secretário informou que 90% da produção de grãos do estado baiano está na região de abrangência do Matopiba.

“É um território riquíssimo em biodiversidade e nosso empenho em trabalhar de forma conjunta reforça a importância da região”, disse o subsecretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro, que também apontou que grande parte da produção de grãos do estado é realizada na região do Matopiba.

Representando a secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo do Piauí, Lívio Barros, parabenizou o trabalho do grupo. “São iniciativas como essa que fortalecem os estados. Estamos saindo na frente”, ressaltou.