Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias

Estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias Estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias

Com diminuição do índice de ocupação dos leitos e grande quantidade de testes apontando estabilidade na transmissão da covid-19, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, iniciou a abertura gradual dos restaurantes. Os estabelecimentos poderão funcionar já nesta sexta-feira, 12, para comemoração ao Dia dos Namorados. As regras estão no Decreto 231, publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira, 11.

Os detalhes foram discutidos em reunião remota entre o prefeito e comerciantes do setor. Na oportunidade, Dimas apresentou pesquisas sobre comportamento das pessoas durante a pandemia e também a evolução do contágio e ocupação dos leitos desde o primeiro caso na cidade. “Em relação a estrutura hospitalar e medidas que tomamos estaremos bem atendidos, a não ser que tenhamos uma surpresa”, ponderou.

Para a empresária Maria Nilce, o esforço é necessário para garantir a segurança de todos. “Eu concordo com o fechamento, mas a gente precisa abrir. E se for preciso, vamos seguir as regras, tirando mesas e sem bebida alcoólica”, destacou. A também empresária Jaqueline Tomazelli, ressaltou que todas as regras de higienização são cumpridas. “Tudo é bem limpo, sempre foi, incluindo os talheres. Mas se há dúvida podemos colocar até descartáveis, se precisar”.

O decreto também inclui os açougues, mercearias, peixarias, hortifrutigranjeiros e centros de abastecimento de alimentos no grupo de serviços essenciais, aumentando a flexibilidade do horário de atendimento.

Números

O índice de ocupação dos leitos que já chegou ser de 92% há pouco tempo, foi diminuído com o aumento da disponibilidade e tratamento dos pacientes logo nos primeiros dias de contágio. “Tínhamos até às oito horas da manhã dessa quinta-feira, na rede hospitalar no Município, 64% de ocupação das UTI e 66% dos leitos clínicos”.

Outro fator importante é a grande testagem realizada pela Saúde Municipal. “Aqui a gente testa mil pessoas a cada 10 mil, sendo que o índice brasileiro é de apenas 50 testes para cada 10 mil. Isso acontece porque se uma pessoa tem confirmação para doença, todas as outras moradoras da casa também são testadas”, explicou Dimas.

A porcentagem de transmissão comunitária caiu 10 vezes em relação ao início da doença, quando cada positivo para covid-19 passava adiante a doença para aproximadamente duas pessoas. Agora, as estatísticas apontam que a cada cinco contaminados, mais uma será. Ou seja, de 200% para 20%.

Regras

Todos os estabelecimentos devem respeitar o limite de distanciamento de dois metros entre as mesas, limitada a seis lugares, e sendo permitido 40 clientes sentados, mesmo se o local tiver espaço para receber mais.

As regras se aplicam ao grupo restaurantes, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias e similares, mas continua vedada a modalidade self-service e a permanência e consumo em balcões.

Esses estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias.

Além dessas regras, o setor seguirá outras impostas no Decreto 227/20. Entre elas, está estabelecido que para abrir as portas, os comerciantes devem preencher um formulário acessando o site da Prefeitura ou diretamente pelo link http://araguaina.to.gov.br/flexibilizacao/. O termo de responsabilidade gerado tem que ser afixado, pelo proprietário, na entrada ou em local visível do estabelecimento.