Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Reunião de Cinthia Ribeiro com COE nesta segunda-feira, 22 (Foto: Edu Fortes)

Nesta terça-feira, 23, completa-se 15 dias da primeira fase de flexibilização das medidas de prevenção do novo coronavírus em Palmas, quando a prefeitura da capital permitiu, inicialmente, a reabertura do comércio varejista, concessionárias e lojas de departamento em 8 de junho.

Após inauguração de uma unidade de saúde em Taquaruçu, nesta última segunda-feira, 22, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) reuniu-se com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para avaliar os boletins epidemiológicos da primeira quinzena após flexibilização, bem como os relatórios da Secretaria  de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

De acordo com informações da prefeitura, a depender dos dados que serão analisados ao longo desta semana, a gestão poderá ou não estabelecer novas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, sem especificar se tais medidas incluiriam novamente o fechamento de estabelecimentos comerciais. "Nós já estamos há mais de 90 dias vivenciando algo nunca imaginado por nenhum de nós. Apesar de termos enfrentado muitas resistências de vários segmentos da sociedade e de uma pequena parte da população diante das medidas restritivas, hoje, vejo com muita tranquilidade que acertamos em todas elas. Mesmo assim, o cenário atual ainda requer atenção visto que a pandemia não acabou e não podemos negligenciar o que alcançamos até agora", afirmou a prefeita.

A própria prefeita não descarta a possibilidade de fechamento do comércio. “Se o quadro mudar, não tenham dúvida: fechamos tudo de novo. A pandemia não acabou”, escreveu Ribeiro em uma rede social no último dia 20.

Segunda etapa

A retomada das atividades econômicas em Palmas foi feita em duas etapas. A primeira, como dito, ocorreu no dia 8 de junho. Já a segunda etapa aconteceu no dia 15 deste mês com a reabertura de shoppings centers, sem área de entretenimento, restaurantes, academias e escolas de natação e esportivas.

A Prefeitura de Palmas ainda não divulgou os dados referentes à primeira etapa da flexibilização, mas o último boletim epidemiológico trouxe 18 novos casos, totalizando 1.319 na capital.

Confira a resposta da prefeitura

A Prefeitura de Palmas informa que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas) avalia e monitora diariamente a evolução da pandemia na Capital, levando em conta fatores como o aumento de casos, recuperação dos doentes, taxa de ocupação hospitalar, índice de contágio e outros. Os boletins são divulgados todos os dias e qualquer pessoa pode acompanhar pelo https://coronavirus.palmas.to.gov.br/boletim.

Além disso, outro fator importante que está sendo avaliado pelo COE é a adesão da população de Palmas às medidas de segurança e prevenção à contaminação por Covid-19 nos estabelecimentos comerciais que voltaram a funcionar recentemente no Município.

Até a próxima sexta-feira, 26, a Prefeitura poderá ou não, emitir novo decreto com medidas que corroborem no combate à Covid-19.