A partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, a rotina de alunos e educadores da Rede Municipal da Educação de Guaraí será pelo formato não presencial.
Por isso, os professores finalizaram uma formação em práticas de ensino não presenciais, visando o conhecimento, preparação e elaboração de atividades remotas para oferta do ensino e aprendizagem via recursos de mídia.
Muitas atividades interativas, Jogos e brincadeiras on-line, além de contações de histórias é o que promete a educadora (monitora) na Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda, Rosane de Cassia Castro Silva. Ela disse que passou esta semana gravando vídeos e preparando materiais digitais para as aulas. “Estou muito concentrada para que a crianças tenham acesso a uma melhor explicação das matérias e correção das atividades. Tudo muito novo, mas é a oportunidade de aprendermos mais sobre essa nova forma de ensinar”, contou.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes, inicialmente, as aulas on-line estarão focadas em revisão de conteúdo dos meses de fevereiro e março. Ele reforçou que na plataforma escolar, os mais de 2,3 mil alunos terão acesso às listas de exercícios, vídeo aulas, resumos e orientações. “Por lá, professores poderão acompanhar a frequência dos jovens, e saber quem está resolvendo as atividades passadas. É algo novo, estamos todos reaprendendo o passo a passo da educação nesse período de pandemia. A criança precisa fazer parte desse processo e sentir a presença da escola”, avaliou.
Desafio
Um novo desafio para os profissionais da educação, os professores precisam se reinventar para uma nova etapa na sua profissão. A professora Daiane Quirino Marangoni acredita que apesar das dificuldades de acesso às mídias, os alunos irão gostar dos novos meios de ensino. “Pois as aulas estão sendo preparadas com bastante ludicidade e criatividade. Sem contar que as crianças de hoje amam mexer no celular ou computador. Sendo assim, creio que não terão dificuldades em se situarem no novo meio de ensino”, disse a educadora da Escola Municipal Maria do Socorro Coelho Silva
Em tempos de quarentena, a tecnologia mostrou ser uma grande aliada, principalmente da educação. Enquanto as escolas continuam vazias, as salas de aulas virtuais estão sendo a melhor forma de acesso ao aprendizado. “Acredito que a tecnologia nos proporciona conhecimentos e abre nossa mente para essa nova realidade que estamos vivendo. E não podemos ficar estagnados pelo falto de não estarmos tendo aulas presenciais”, defendeu a educadora Rosane de Cassia.