Com o objetivo de fiscalizar e orientar motoristas e passageiros sobre as medidas que devem ser adotada para prevenção à contaminação da covid-19, fiscais da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) participaram, nessa quarta-feira, 1º de julho, da barreira sanitária instalada pela vigilância epidemiológica da Capital no terminal rodoviário de Palmas/TO.
O presidente da ATR, Edson Cabral, esteve na rodoviária, conferindo de perto como será realizado o trabalho dos fiscais e alertando que a primeira precaução que a população deve ter é evitar viajar. “O cidadão tocantinense tem que ser consciente que este mês de julho não é um mês típico de férias. As viagens devem ser evitadas e se, realmente forem necessárias, devem ser realizadas com todo o cuidado e segurança que o momento atual exige”, disse.
Para os passageiros é obrigatório o uso de máscaras. Nos veículos, a lotação deve estar reduzida à 50% da capacidade, garantindo o distanciamento social necessário. Álcool em gel 70% deve ser disponibilizado na entrada e na saída dos veículos, que devem passar por limpeza minuciosa e diária com produtos que impeçam a propagação do vírus, principalmente nas poltronas, entre outras ações previstas em resolução publicada pela ATR em março deste ano.
Cabral ainda anunciou que a Agência está aumentando seu quadro de fiscais, que devem atuar em Palmas e no interior. “Durante todo este mês, a ATR vai desenvolver a Operação Viagem Segura, reforçando nossas ações de fiscalização nos terminais rodoviários e também em barreiras móveis nas rodovias”, destacou Cabral.
Segundo o Gerente de Regulação, de Transportes e Terminais Rodoviários da ATR, Carlos Alberto, a barreira na rodoviária será permanente durante todo o mês de julho, no período da manhã, quando há maior movimento no local.
No interior, serão realizadas operações pontuais, explicou o gerente de Fiscalização de Transportes Públicos e Terminais Rodoviários, Kelsimar Coelho. “Estamos em contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Polícia Militar (PM-TO) e Vigilância em Saúde do estado, para atuar de forma conjunta na fiscalização do transporte intermunicipal, mas o nosso melhor fiscal ainda é o cidadão, que pode e deve denunciar qualquer irregularidade que presenciar”, disse.
Denúncia
O usuário também pode fazer a sua parte denunciando irregularidades, inclusive em relação a transporte clandestino de passageiros. A denúncia pode ser feita por meio da Ouvidoria Geral do Estado no telefone 162 (ligação gratuita) ou do telefone 3218-1606.
O cidadão ainda pode registrar reclamação, denúncia, sugestão ou tirar dúvidas por meio do e-mail: ouvidoria@atr.to.gov.br.