Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar realizam buscas no Rio Araguaia, em Araguacema

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar realizam buscas no Rio Araguaia, em Araguacema Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar realizam buscas no Rio Araguaia, em Araguacema Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar realizam buscas no Rio Araguaia, em Araguacema

A 44ª vítima de afogamento no Tocantins tem apenas 15 anos. A adolescente se chama Ágata Cristina e morreu no domingo, 16, quando o barco em que ela estava com outras cinco pessoas naufragou no Rio Araguaia, a cerca de 6 km de um ponto usado como acampamento, em Araguacema. 

O acidente aconteceu por volta das 15 horas, e a embarcação navegava um pouco acima da boca do Rio Guaiapó, um afluente do Araguaia. Segundo relato de familiares a adolescente tentava salvar uma criança que estava no barco, mas acabou desaparecendo.

Roberto Gil de Sousa Lisboa, irmão da tia da adolescente, e que também estava no acampamento, informou que Ágata Cristina não sabia nadar e que ninguém na voadeira usava coletes salva-vidas.

O acampamento fica na margem esquerda do Rio Araguaia, em relação à cidade. Onde o barco naufragou, segundo um dos parentes da garota, a profundidade é de aproximadamente 2 m e a 30 m de distância da margem.

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) começou as buscas ainda no domingo à noite, com ações de superfície até à 1 hora da madrugada de segunda-feira, 17. A retomada das atividades foi por volta das 6h30 da manhã, e durante seis horas seguidas foram executados mergulhos em aproximadamente 800 m desde o ponto onde o barco teria afundado.

Paralelo a isso, familiares realizavam buscas de superfície, observando as margens, galhadas e ilhas, já que a força da água poderia deslocar o corpo da vítima conforme a correnteza.

Numa dessas incursões, numa ilha a cerca de 2 km do local, em superfície, o corpo da vítima foi localizado e deixado aos cuidados da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).

Atualização

Desde o início de janeiro, o CBMTO já contabiliza 44 mortes por afogamentos no Estado. Só último final de semana foram duas vítimas, sendo Eliézio Silva Santos, 26 anos, no Rio Tocantins, em Praia Norte, a 650 km de Palmas, no Bico do Papagaio, e Ágata Cristina, no Rio Araguaia, em Araguacema, cerca de 290 km da Capital, na região oeste do Tocantins.

O mês de abril registrou o maior número de casos, sendo 10, seguido por janeiro e julho com 7, e maio 6 afogamentos.