Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Sete órgãos já confirmaram participação na Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais

Sete órgãos já confirmaram participação na Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado Sete órgãos já confirmaram participação na Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais Sete órgãos já confirmaram participação na Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais

Pelo menos sete órgãos já confirmaram participação na Fiscalização Integrada Contra os Incêndios Florestais que começa nesta sexta-feira, 25. O trabalho vai se estender por todo o final de semana e o alcance vai contemplar o distrito de Luzimangues, as proximidades da cidade de Porto Nacional e ainda as regiões de Barrolândia e Miracema do Tocantins.

A concentração para o alinhamento final das estratégias será às 8h, na Feira Livre de Luzimangues, às margens da TO-080, que liga Palmas a Paraíso do Tocantins. As ações são encabeçadas pelo Comitê Estadual do Fogo, por meio da Defesa Civil Estadual.

“Nosso foco é inibir possíveis surgimentos de focos de queimadas, sejam na cidade ou zona rural, principalmente após as primeiras chuvas na região”, destacou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual.

Até então já confirmaram participação também o Corpo de Bombeiros Militar, Naturatins, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Ministério Público Estadual.

A Guarda Metropolitana de Palmas – Ambiental, estará na ação, mas atuando na Serra do Lajeado.

O uso do fogo para manejo do solo no Tocantins está proibido desde julho, quando o foi publicada a Portaria nº 84, por meio do Naturatins, suspendendo a emissão de novas autorizações e a vigência de autorizações já emitidas de queima controlada em todo o território o estado. “Mesmo os produtores rurais que possuem a autorização para realizar a queima, não poderão fazê-la até o dia 13 de novembro”, diz o documento.