O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizará na quinta-feira, 5, a abertura oficial da segunda da fase da campanha de vacinação contra febre aftosa, às 9h, na Fazenda Mãe Dedé, localizada a 12 km de Palmas, do produtor rural Remilson Aires Cavalcante. O evento contará com produtores rurais, servidores e autoridades, seguindo todas as medidas de prevenção a covid-19.
Tradicionalmente a cadeia produtiva se reúne a cada abertura das campanhas para celebrar conquistas e conscientizar a todos sobre a importância da saúde animal. “A agropecuária não parou, mesmo diante da pandemia. Foi um dos setores que mais cresceu. Nosso trabalho continua para produzir alimentos de qualidade e apoiar o desenvolvimento econômico com a união de todos os envolvidos”, avalia o presidente da Agência, Alberto Mendes da Rocha.
Nesta etapa, a perspectiva é vacinar cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados em maio. Após vacinar o animal, o pecuarista terá até 31 de dezembro para declarar o ato nas unidades da Adapec, munido da nota fiscal da compra da vacina e da carta-aviso para atualização cadastral.
A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada a comprovação da vacinação. Já o prazo de cumprimento de carência pós-vacinação foi extinto.
Multas
A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada.