Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Justiça Eleitoral determina que usuários do WhatsApp removam as mensagens que divulgam pesquisa verdadeira como falsa, sob pena de multa, e ainda fixa multa de R$ 500,00 por inserção de conteúdo que descumpra a decisão judicial, devendo ser aplicada diariamente e por grupo. A decisão ainda estabelece que a Claro, Tim, Oi e WhatsApp forneçam todas as informações confidenciais e dados técnicos necessários à identificação dos responsáveis pelas linhas telefônicas e IP dos endereços de conexão à internet.

A Coligação Palmas Só Melhora, da candidata à reeleição Cinthia Ribeiro (PSDB), ingressou com a representação, denunciando as mensagens que afirmam que as pesquisas eleitorais registradas, encomendadas por veículos de comunicação, classificando-as como falsas. Em razão dessas pesquisas mostrarem a prefeita Cinthia na frente, liderando as intenções de votos, os opositores divulga como sendo "mais uma pesquisa falsa da Cinthia".

A candidata afirma que apenas divulgou as pesquisas, antes divulgadas pelos veículos de comunicação, da TV Record, TV Globo, TV SBT e CNN Brasil. Ainda segundo a perfeita Cinthia, as pesquisas divulgadas cumpriram as normas da legislação eleitoral, estando registradas. 

A Justiça Eleitoral destaca, ao conceder a liminar, que a propaganda de fake news pode gerar prejuízos ao candidato alvo da mensagem mentirosa.