Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Josi Nunes (PROS) é a primeira mulher eleita para governar Gurupi

Josi Nunes (PROS) é a primeira mulher eleita para governar Gurupi Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Josi Nunes (PROS) é a primeira mulher eleita para governar Gurupi Josi Nunes (PROS) é a primeira mulher eleita para governar Gurupi

Eleita no dia 15 de novembro com 20.116 votos (51,05%), Josi Nunes (PROS) é a primeira mulher eleita para governar Gurupi a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Nunes, que já prepara a transição, foi à Brasília/DF na semana passada onde visitou parlamentares e órgãos do Governo Federal. ela concedeu entrevista ao Conexão Tocantins onde avalia os ataques misóginos que sofreu na campanha e relata como pretende administrar Gurupi pelos próximos quatro anos.

CT – Durante a campanha a senhora sofreu ataques misóginos de adversários e, provavelmente, durante o mandato de prefeita também poderá ser alvo de novos ataques que coloquem em xeque sua capacidade de governar em razão de ser mulher. Como a senhora pretende lidar com esse tipo de preconceito e discriminação?

Infelizmente nós ainda vivemos esse preconceito e discriminação contra a mulher em vários momentos de nossas vidas. Temos que estar sempre trabalhando dobrado para provar para a sociedade que somos capazes. Há uma cobrança muito maior da mulher. Nós vamos enfrentar, primeiramente, demonstrando o ótimo trabalho que vamos fazer; em segundo, vamos colocar mulheres em pontos chaves de nossa administração, justamente para demonstrar que as mulheres se empoderaram, aprenderam e se capacitaram e que podemos ocupar posições de destaque em qualquer espaço da sociedade. Também vamos combater esse tipo de discriminação criando políticas públicas. Não podemos nos calar, nem aceitar situações como essas. Então temos que combater com todos os meios que possamos ter, sejam judiciais, sociais, políticos e nos organizamos enquanto mulheres para que esse combate seja mais efetivo e que sirva de exemplo e empoderamento, para outras mulheres.

CT - A senhora foi filiada ao PMDB por mais de 20 anos de 1997 a 2018, tendo sido eleita para quatro (4) legislaturas como deputada estadual e uma (1) como deputada federal, com excelente votação de 53.452 votos. Mas em 2018 filiou-se ao PROS e não conseguiu se reeleger deputada federal. Por que a senhora deixou o PMDB, onde já era um quadro histórico do partido e onde alcançou tantas vitórias?

Nós chegamos a um momento – nessa legislatura em que fui deputada federal – muito turbulento para o Brasil, com crise política, econômica, social, ética... também dentro do MDB, e de vários partidos, havia questões específicas daquela legislatura, do meu mandato, que acabaram criando um clima não tão positivo para minha permanência dentro do partido. Nesse sentido, eu entendi que naquele momento, justamente por causa de uma votação específica, que havia um fechamento de postura partidária, nós entendemos que era necessário estar em outro partido em que pudéssemos ter mais liberdade para poder votar, demonstrar nossa posição, sem tanta pressão e retaliação. Acabei saindo do partido, hoje estou no PROS, não fui reeleita deputada federal, mas com o PROS conseguimos sucesso aqui em Gurupi.

CT – Em sua atuação parlamentar a senhora foi titular da Comissão de Educação da Câmara Federal e, ao longo da sua atividade parlamentar, teve um olhar prioritário para a área. Como a senhora analisa a situação atual da Educação em Gurupi e o que precisa ser melhorado a partir do momento que a senhora assumir a prefeitura?

Durante toda a campanha fizemos trabalhos e propostas que fazem parte do nosso plano de governo e que queremos implementar. Uma delas é a parceria entre os níveis: governo estadual, governo municipal, universidades, que formam os profissionais que trabalham na área de educação. É preciso todo esse processo de parceria e integração; ter uma infraestrutura hoje, principalmente na área tecnológica, para enfrentar o ritmo que a pandemia estabeleceu; fazer todo um trabalho de capacitação e valorização dos profissionais. Então, são aspectos que entendemos como fundamentais para que possamos implementar uma melhor qualidade de ensino em Gurupi.

CT – A pandemia da covid-19 deve ser controlada apenas a partir de meados do próximo ano com a chegada das vacinas. Qual é o plano pós pandemia do governo da senhora e que medidas pretende tomar para fortalecer a Saúde pública no município?

Nós já temos a equipe de transição realizando trabalhos de diagnóstico, planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Vamos pegar no aspecto educacional, já temos projetos, tanto para o retorno de aulas presenciais, quanto para continuar o processo remoto; no desenvolvimento econômico, queremos instituir o conselho de desenvolvimento econômico de Gurupi para, em parceria com ele, tomar as medidas necessárias para que não se gere transtornos econômicos maiores que os que já tivemos; na área da saúde, vamos implementar ações como a testagem, monitoramento, acompanhando todo o processo da vacina, que é importante, porque só vamos amenizar essa situação com a vacina. Mas precisamos ter todos os profissionais, equipes, estrutura para que possamos fazer o acompanhamento com qualidade.

CT – Ainda sobre a pandemia, especialistas preveem uma grave crise econômica, social e uma onda de desemprego a partir do ano que vem, com reflexos na economia dos municípios. Qual o seu plano para lidar com as consequências desta crise em Gurupi?

Instituindo o conselho de desenvolvimento econômico, trabalharemos propostas e alternativas em parceria com ele para encontrarmos medidas de manutenção dos empregos atuais. Esse conselho também vai trabalhar em um plano emergencial pós-covid-19; por exemplo, pretendemos fazer em conjunto uma reforma tributária para dar mais tranquilidade ao empresariado local, fortalecer ações de compra local, fazer parcerias com o empreendedor, tanto micro, pequeno, médio e grande; ter todo um trabalho também para atrair novos investidores; além de fortalecer os investidores locais, para que possamos manter e gerar novos empregos.

CT – Em contraste ao título de Capital da Amizade, a violência nos últimos anos em Gurupi aumentou muito, principalmente com assassinatos ligados às questões das drogas. Como a senhora pretende, na esfera municipal, contribuir com a segurança pública, para o controle da violência e combate às drogas?

Temos que trabalhar em duas vertentes: a preventiva e a repressiva. Na vertente preventiva vamos trabalhar a questão da educação, cultura, esporte e lazer. Nós temos propostas importantes para inserir a criança, o jovem, o ser humano, independentemente da sua idade, em políticas públicas na área do esporte, do lazer, cultura. Isso tudo colabora na prevenção à violência. E, além disso, o trabalho repressivo que é criar, dentro da estrutura do município, a guarda municipal, que é mais um elemento, junto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros na luta por mais segurança.

CT – Na área da mobilidade urbana o que a senhora pretende fazer para melhorar o trânsito de Gurupi diminuindo os acidentes que tem estatísticas elevadas?

Existe um processo de licitação, mas não houve nenhuma adesão e nós já estamos conversando com empresários da área para que possamos implementar esse trabalho o mais breve possível. Fazendo contato com esse empresariado, podemos promover um novo processo licitatório no qual haja interessados, para que o transporte volte a atuar em Gurupi.

CT – A população de Gurupi está sem transporte coletivo há meses, desde que a empresa que prestava o serviço há 20 anos parou de operar durante a pandemia. O que a senhora pretende fazer para resolver esse problema?

Temos que fazer um estudo da rede de acessibilidade local, verificar pontos de mais acidentes. Fazer um processo de humanização das nossas avenidas e, junto com todo o processo de segurança, podemos promover essa questão segura da mobilidade local, sempre intercalando todas as modalidades: veículos, transporte de cargas, ciclistas –  através das ciclovias –, pedestres... fazer todo um trabalho dessa rede de acessibilidade, fazendo um diagnóstico e implementando políticas e ações necessárias para garantir um trânsito seguro.

CT - Gurupi tem um dos polos de cargas da Ferrovia Norte-Sul. Que iniciativas a senhora pretende tomar para implementar a economia do município atraindo investimentos em sinergia com o potencial de transporte de cargas do município?

No conselho [de desenvolvimento econômico] vão ter representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Acig (Associação Comercial e Industrial de Gurupi) e todas as áreas de entidades de classe em Gurupi. Em conjunto, vamos estar trabalhando esse plano emergencial: plano de desenvolvimento econômico, reforma tributária, processo de capacitação e implementação de outras áreas importantes que favoreçam esse desenvolvimento econômico, como por exemplo, a TO-500, que é importante para ao desenvolvimento de Gurupi e região, ligando dois estados; precisamos ter a alça-viária que vai ligar a BR-242 à BR-153; também a duplicação da BR-153. Então, são obras-macro, mas que são fundamentais para o desenvolvimento econômico. Também tem a questão dos voos comerciais em Gurupi, que é outra ação importante que vai fomentar o desenvolvimento.

CT - As obras da TO-500 (Transbananal), trecho em solo tocantinense da BR-242, que liga Bahia, Tocantins e Matogrosso, tinha previsão para começar este ano. A senhora tem acompanhado o projeto de implantação da rodovia no trecho do Estado que passa por Gurupi? Quais as expectativas a partir da conclusão da obra? 

É uma obra que já vem sendo discutida há muito tempo, mas que ainda está nesse processo de debate e nós vamos entrar nesse processo. Eu vinha acompanhando desde que era deputada federal.  Já estive em Brasília/DF, nós já temos uma previsão de retornar e estar em contato com o Ministério  dos Transportes para podermos acompanhar e implementar ações. Ser realmente protagonistas no processo de implementação dessa obra que é fundamental para o desenvolvimento da região.

CT - A senhora tem como principais aliados o governador Mauro Carlesse e o senador Eduardo Gomes, líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional. O que a população de Gurupi pode esperar da relação com os Governos do Estado e Federal?

O município, para implementar todas as ações e obras importantes, não faz nada sozinho. Os recursos dos municípios não são suficientes para implementar esse grande desenvolvimento que Gurupi está vivendo. É preciso da parceria com Governo do Estado e Governo Federal para que possamos implementar obras, otimizar o trabalho e diminuir custos. Temos dois projetos importantes com o Governo do Estado e que serão possíveis com essa parceria, que é o Parque Pouso do Meio e também o Rodoshopping . São obras importantes para Gurupi e que serão realizadas em parceria com o Governo do Estado. Em parceria com o Governo Federal, deputado Carlos Gaguim e senador Eduardo Gomes nós já fomos à Brasíia e estamos viabilizando recursos importantes. O senador Eduardo Gomes está colocando R$ 12 milhões para o Parque Pouso do Meio; R$ 5 milhões para a Ceasa – nós visitamos a Ceasa de Brasília para buscar conhecimento e implementar aqui –; estamos trabalhando também com o senador Eduardo e com o deputado Gaguim R$ 15 milhões para um escola de tempo integral e também a construção de CMEIs. Então, já estamos trabalhando para conseguir esses recursos e essas parcerias são fundamentais, porque sem elas esses recursos não existiriam e obras importantes deixariam de existir. A comunidade de Gurupi entendeu que a administração municipal precisa estar em sintonia com esses entes da federação para evoluir e crescer mais.

CT - Que mensagem a senhora quer deixar para os gurupienses neste final de ano que foi tão difícil para todos em decorrência dos cenários adversos da saúde e economia?

Quero agradecer a toda a comunidade de Gurupi por essa vitória que foi muito importante. É um sonho, não só meu, mas de muitos. Eu já venho trabalhando por Gurupi, pelo Estado do Tocantins, há quase 40 anos e nós queremos concretizar parte desses sonhos como prefeita. E desejar ao povo de Gurupi um final de ano maravilhoso, dentro das possibilidades, do protocolo que nós temos de saúde; e dizer que vamos acompanhar todo esse processos seguindo os protocolos de saúde para que nós não tenhamos índices maiores da covid-19 no município, trabalhando para que nossa comunidade tenha segurança, desenvolvimento social junto com desenvolvimento econômico. O povo de Gurupi pode contar com muito trabalho de Josi Nunes.