Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Idosos não precisam descer do veículo para receber vacina contra a covid-19

Idosos não precisam descer do veículo para receber vacina contra a covid-19 Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem Idosos não precisam descer do veículo para receber vacina contra a covid-19 Idosos não precisam descer do veículo para receber vacina contra a covid-19

A vacinação contra covid-19 para pessoas com mais de 80 anos no sistema drive-thru - no qual não é preciso descer do carro para receber a dose do imunizante – termina nesta sexta-feira, 12, às 17h em Palmas/TO. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), mais de 1,1 mil idosos receberam a primeira dose nesta quinta-feira, 11, primeiro dia de vacinação drive-thru.

Ao longo de todo o dia de ontem longas filas de veículos se formaram nos arredores do Espaço Cultural e Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, locais onde ocorre a campanha. O sistema drive-thru foi adotado na capital para que os idosos tivessem o mínimo contato possível com outras pessoas, reduzindo o risco de exposição ao novo coronavírus (SarsCov 2). 

De acordo com a Semus, as 1.185 pessoas vacinadas nesta quinta-feira representam 50% do público-alvo desta etapa de vacinação, já que a estimativa é vacinar 2.169 idosos com mais de 80 anos na capital.

De acordo com a secretaria, os idosos com mobilidade reduzida e, consequentemente, que não podem ser levados até os locais de vacinação, ou aqueles que não têm carro, receberão a dose da vacina em casa ou nas Unidades de Saúde da Família (USF).

No caso dos idosos que não podem sair de casa, a Semus informou que agentes comunitários de saúde realizam o levantamento desse público, para que possam receber a aplicação da vacina em casa.

Já a partir da próxima segunda-feira, 15, as doses do imunizante estarão disponíveis nas USFs para vacinação dos idosos que não puderam participar do sistema drive-thru.

Para se vacinar, o paciente deve levar consigo um documento de identificação, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Semus lembra que a segunda dose da vacina será administrada em um intervalo entre 21 e 28 dias, prazo recomendado entre as aplicações.

A aposentada Maria de Lourdes Coutinho, 81, é moradora da região sul da capital. Sem veículo disponível para ir até à vacinação, ela aguarda ansiosa para que a vacina chegue até ela. “Eu vi muita gente se vacinando ontem e fiquei esperançosa, mas ninguém aqui tinha carro para me levar. Segunda-feira eu vou cedo no postinho para tomar essa vacina”, disse a aposentada.