Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cinthia Ribeiro assinou protocolo de intenção de participar de Consórcio Público para compra de vacinas

Cinthia Ribeiro assinou protocolo de intenção de participar de Consórcio Público para compra de vacinas Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas Cinthia Ribeiro assinou protocolo de intenção de participar de Consórcio Público para compra de vacinas Cinthia Ribeiro assinou protocolo de intenção de participar de Consórcio Público para compra de vacinas

Até o próximo fim de semana Palmas deverá contar com 12 novos leitos de estabilização para tratamento de pacientes com covid-19. A promessa foi feita pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em um vídeo divulgado nas redes sociais. “Serão 5 na UPA Sul e 7 na UPA Norte, com início das obras nessa segunda-feira e entrega para o próximo final de semana”, afirmou a prefeita.

A medida, segundo a gestora, faz parte de uma série de providências que serão adotadas pelo município nos próximos dias para ampliar o atendimento a pacientes com complicações causadas pelo novo coronavírus. Palmas é uma das cidades do estado mais afetada pela pandemia, com 28.381 casos confirmados e 267 mortes causadas pela doença.

A prefeita anunciou também que a UPA Sul será transformada em uma unidade exclusiva para atendimento de pacientes com covid-19. Isso deve ocorrer após a adaptação de um imóvel que foi adquirido em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes, no Lago Sul, que irá absorver os atendimentos de urgência e emergência que seriam destinados à UPA. A prefeitura não deu previsão de quando a mudança será efetivada.

Além disso, a prefeita se comprometeu a entregar até o dia 14 de março, 40 novos leitos de estabilização com respiradores nas duas UPAS. Essa ampliação, segundo a gestora, será possível assim que os atendimentos de urgência e emergência forem transferidos para a USF José Hermes. “São estruturas semelhantes às de uma UTI, com todos os equipamentos necessários para salvar uma vida em caso de uma emergência provocada por síndrome respiratória aguda”, disse a prefeita.

Para atender a demanda, o município vai redistribuir o quadro de profissionais de saúde, além de contratar mais médicos, enfermeiros e técnicos. A prefeitura também anunciou a contratação de mais 6 leitos clínicos em um hospital privado e a aquisição de insumos para dar suporte à demanda.

Ainda nesta segunda-feira, 28, Cinthia Ribeiro assinou o protocolo de intenções da formação do consórcio público para a compra das vacinas contra a covid-19 liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), após o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para que os municípios possam comprar a vacina em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.