Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

O cuidado ao idoso precisou ser redobrado durante a pandemia de Covid-19. O público é um dos mais afetados com a alta taxa de letalidade ocasionada pela enfermidade, associada às demais doenças. Segundo o Relatório Situacional de Enfrentamento à Covid-19 no Tocantins, a predominância de mortes da faixa etária acima dos 60 anos ou mais é de 74,5%. Preocupada com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio das Diretorias de Atenção Primária e de Média e Alta Complexidade, ampliou o atendimento em Palmas.

Além das visitas rotineiras já realizadas pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs), a Semus implantou a visita especializada com equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, médico geriatra e técnico em enfermagem, que vão até as casas dos pacientes com equipamentos de proteção individual (EPI). O atendimento é regulado após consulta com médico clínico da USF de referência do paciente, que avalia a necessidade do atendimento especializado.

São atendidos por essa assistência domiciliar idosos com condições clínicas, socioeconômicas e ambientais agravadas. Também são avaliadas condições de saúde e suporte profissional que o paciente necessita. Considera-se na avaliação grau de dependência na realização de atividades pessoais básicas diárias e capacidade ou não de locomoção, bem como a necessidade de terapias como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, dentre outras. Atualmente, 30 idosos são atendidos na Capital.

Visitação

Quem recebeu a visita nesta quinta-feira, 25, foi a paciente Maria de Jesus da Conceição, de 96 anos. Acamada, a idosa recebe atenção integral da filha Irenildes da Conceição Alves. Para a filha, o atendimento em casa é essencial à vida da mãe. “Minha mãe tem pressão alta e já não anda mais. O cuidado com ela é integral. Os profissionais nos ajudam muito e nos orientam, tem coisas que não sabemos, por isso é muito importante essa visita”, disse.

Neuzita Alves da Silva, 92 anos, é outra paciente visitada pela equipe do projeto. Além de ter mobilidade reduzida, ela é acometida por diabetes e pressão alta. A idosa precisa de cuidados integrais de suas filhas que se revezam para ajudar a mãe a se medicar, se alimentar e se locomover. “Precisamos sempre dessas visitas para ver se a medicação que ela toma ‘tá’ dando certo, né? E nem sempre a gente consegue levar ela no postinho”, afirmou a filha Acilene Alves de Araújo.

USFs

A necessidade de atendimento também é avaliada pela equipe de saúde da família, que fornece serviço amplo, realiza vacinação (inclusive vacinação contra a Covid-19), troca de curativos, aplicação de medicamentos, aferição de sinais vitais e renovação de receitas. (Secom Palmas)