Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Apesar da quantidade de pacientes na espera o próprio Portal do Governo mostra que há leitos de UTI disponíveis

Apesar da quantidade de pacientes na espera o próprio Portal do Governo mostra que há leitos de UTI disponíveis Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo Apesar da quantidade de pacientes na espera o próprio Portal do Governo mostra que há leitos de UTI disponíveis Apesar da quantidade de pacientes na espera o próprio Portal do Governo mostra que há leitos de UTI disponíveis

O Tocantins tem nesta quarta-feira (31) 59 pacientes com covid-19 a espera de leitos de UTI na rede pública de saúde. Os dados são do portal Integra Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A maioria dos pacientes é de Palmas, onde 17 aguardam por leito de tratamento intensivo.

O primeiro paciente na fila já espera por um leito de UTI há quase 20 dias. A solicitação foi feita no dia 13 de março às 21h. O sistema não especifica sexo e idade da pessoa, mas se trata de um paciente de Palmas.

O segundo na lista também é da capital e já aguarda por um leito há 13 dias. A solicitação foi feita no dia 18 de março às 17h. Todos os demais registros foram feitos há menos de 8 dias.

Na fila, há 17 pacientes de Palmas; 10 de Araguaína; 7 de Gurupi; 5 de Paraíso; 2 de Nova Olinda. Já as cidades de Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Araguatins, Barrolândia, Cariri, Dueré, Figueirópolis, Formoso, Ipueiras, Miracema, Miranorte, Novo Acordo, Peixe, Pequiziero, Porto Nacional, Sucupira, Tocantinópolis e Xambioá têm 1 paciente cada na fila de espera por leito de UTI.

Apesar da quantidade de pacientes na espera, sendo que um já aguarda há quase 20 dias, o próprio portal do governo mostra nesta quarta-feira que há leitos de UTI disponíveis na rede pública e suplementar.

De acordo com o portal, há 13 leitos de UTI disponíveis, sendo 5 deles no Hospital Geral de Palmas (HGP), município de origem do paciente que aguarda há 18 dias na fila.

Há ainda 3 leitos disponíveis no Hospital Regional de Gurupi (HRG); 1 no Hospital Regional de Araguaína (HRA); e mais 4 em hospitais particulares da capital com os quais a SES possui leitos de UTI contratualizados.

Atualização

Em nota, a SES informou que o sistema de divulgação da fila de espera ainda passa por atualizações, motivo pelo qual pode passar por instabilidade. A ferramenta foi implantada nesta terça-feira, 30, após determinação judicial.

A secretaria justificou que, em razão disso, um paciente que ainda conste no sistema pode já ter sido alocado em algum leito de UTI do estado. “Muitas vezes, o paciente já foi regulado de uma unidade hospitalar do interior para a capital ou vice-versa, entretanto, ainda está em trânsito. A vaga permanece como existente no sistema, todavia, já foi preenchida”.

A respeito do paciente que aguarda há 13 dias, a pasta informou que ele está sendo assistido pela equipe multiprofissional, não está intubado, contudo, não tem condições de transporte para outra unidade hospitalar que, ocasionalmente, tenha vaga.

A secretaria informou ainda que os técnicos trabalham para aperfeiçoar a logística do sistema para que, quando o paciente for regulado, a informação acerca do leito disponível não deverá constar mais no portal Integra. (Atualizada às 12h47)