Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

Após 30 dias de medidas restritivas, com o fechamento de atividades não essenciais, Palmas registra nesta primeira semana de abril uma tímida melhora na transmissão do coronavírus e na fila de espera por leitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a taxa de transmissão do vírus caiu para 0,75 contra 1,62 do início do mês passado.

As UPAs, que vinham apresentando uma lotação preocupante, também apresentam uma ligeira melhora. A UPA Sul, que no dia 5 de março tinha 100% dos leitos para covid-19 ocupados, apresenta taxa de ocupação de 31,3% neste início de semana. Já a UPA Norte, tinha 73,5% de leitos ocupados antes das medidas restritivas e agora apresenta 58,1%.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), comemorou os números e pediu ainda mais engajamento da população. “Iniciamos a semana sem nenhum paciente aguardando por leito de UTI-Covid19 nas nossas UPAS. Preciso que todos continuem reforçando o distanciamento social, se protegendo e cumprindo os decretos para não retrocedermos. Em Palmas, a vida sempre esteve e estará em 1ºlugar. Venceremos!”, declarou a tucana.

As medidas restritivas na capital tiveram início no dia 6 de março e terminaram neste domingo, 4. Hoje, tiveram início as novas determinações para reabertura do comércio, com a retomada de atividades não essenciais, porém com horários escalonados determinados pela Prefeitura de palmas.

Fila de espera

A fila de espera por leitos também diminuiu no Tocantins. Nesta segunda-feira, 5, o estado tem 41 pacientes aguardando, sendo que 8 deles esperam por leito de UTI. O restante, 33, estão na fila por leitos clínicos.

O portal Integra Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mostra leitos disponíveis nos hospitais públicos nesta segunda-feira, apesar da alta taxa de ocupação. De acordo com a SES, o paciente que ainda aparece na lista da fila de espera, pode já ter sido regulado de uma unidade hospitalar do interior para a capital ou vice-versa, entretanto, ainda está em trânsito. A vaga permanece como existente no sistema, todavia, já foi preenchida.