Para ampliar o atendimento especializado aos pacientes graves acometidos e suspeitos de Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) contratou mais sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Medical Center. Com o novo contrato, somado aos 13 leitos já disponíveis, a Capital agora passa a ofertar 20 leitos de UTI, todos em funcionamento.
O extrato do contrato de aquisição dos leitos foi publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira, 9. Os novos leitos serão regulados pela Central de Regulação Municipal, onde já estão inseridos.
A Semus também tem mais 15 leitos clínicos credenciados na rede privada e dispõe de 47 leitos de estabilização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), todos com oxigênio produzido pelas duas usinas instaladas nas duas unidades. Com a oferta de mais sete leitos, a Semus passa a disponibilizar 82 leitos destinados ao atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19.
O secretário interino da Semus, Thiago de Paulo Marconi, considera a aquisição dos leitos como extremamente necessária. “Hoje, apesar da redução de casos, a ordem da prefeita Cinthia Ribeiro é ampliar a estrutura da saúde para o caso de um possível novo pico da Covid-19, a fim de ofertar atendimento de excelência a toda população de Palmas, com leitos, oxigênio, medicamentos e insumos”, disse o gestor.
A última semana epidemiológica, divulgada em 4 de abril, apontou redução de 42,35% de casos da enfermidade, visto que a semana anterior teve 1.419 casos positivos da doença e a última semana contou com 818. (Secom Palmas)