Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que o Tocantins possui 4 casos confirmados da variante P1 do novo coronavírus, identificada primeiramente no Amazonas. Segundo a secretaria, dois casos foram identificados pelo laboratório Adolf Lutz e dois pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os quatro casos da variante P1 foram divulgados no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS). A SES não informou se estes casos são de pacientes ainda ativos ou curados e se estão sendo monitorados.

Um caso foi identificado em fevereiro em um paciente de 44 anos que havia sido transferido de Manaus para Palmas. O registro, no entanto, foi considerado um caso importado e sem transmissão local.

Desde janeiro, o Laboratório Central do Estado (Lacen) já enviou oito remessas de casos suspeitos da nova variante para investigação ao Instituto Adolf Lutz. Apenas duas delas já tiveram retorno.

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, não foram identificados casos das variantes britânica e sul-africana no estado.

De acordo com o documento, em todo o país foram confirmados 1.925 casos de variantes do coronavírus em todo o país, a maioria, 1.851 casos, são da variante P1.