Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Diagnóstico identificará as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto

Diagnóstico identificará as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira Diagnóstico identificará as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto Diagnóstico identificará as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto

Com a pandemia da Covid-19, escolas de todo o mundo precisaram fazer novas adaptações para o ambiente virtual, no intuito de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem durante o período de distanciamento social. Diante disso, o Governo do Tocantins tem aperfeiçoado o uso de tecnologias e internet para o ensino remoto.

Por meio do apoio técnico e acompanhamento da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, até a sexta-feira, 30, dentro do Projeto Sincroniza Conecta, um diagnóstico nas 493 escolas da Rede Estadual de Ensino com o objetivo de identificar as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto.

O intuito é que, nessa fase do diagnóstico seja feita a sistematização dos maiores desafios, desenho de propostas de soluções personalizadas e compartilhamento dos resultados com a Seduc.

O vice-presidente da ATI, Pedro Luis de Oliveira, ressalta que o diagnóstico terá, ainda, outras funcionalidades. “Servirá, também, como base de dados para a formulação de políticas públicas e ações que atendam às demandas na rede de educação básica do Tocantins”, afirma.

Implementação

Conforme o plano de trabalho da Sincroniza Educação, responsável por implementar o projeto, com parceria da Fundação Lemman, as soluções podem envolver, por exemplo, orientação aos gestores sobre políticas de conectividade, articulação com provedores de internet, orientação sobre a disposição dos dispositivos, dicas de infraestrutura, entre outros.

Também poderão ser realizados webinars informativos para os gestores sobre temáticas correlatas à conectividade, divulgação de um Guia de Conectividade orientando os gestores escolares sobre os maiores desafios de conectividade nas escolas e como solucioná-los, coleta e compartilhamento de boas práticas e um plano de ação de atendimento às propostas de soluções.