Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Naturatins Naturatins e parceiros no encontro de apresentação de unidade aquícola em São Salvador e Peixe Naturatins e parceiros no encontro de apresentação de unidade aquícola em São Salvador e Peixe
  • Larissa Uchôa, engenheira Ambiental do Naturatins durante o encontro

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou nessa sexta-feira, 21, dos encontros organizados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins (Seagro), em São Salvador e Peixe, para tratar da implantação de unidades aquícolas, nestes municípios. São empreendimentos que fomentam o desenvolvimento social e econômico do estado do Tocantins, em regiões que possuem um grande potencial hídrico. Também estiveram presentes nas reuniões, que teve início na quinta-feira (20), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Na ocasião foram apresentados os resultados econômicos e zootécnicos obtidos no Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré para produção de tilápias no Rio Tocantins. O intuito dos encontros foi de apresentar a viabilidade técnica econômica, aos gestores municipais e comunidade, para a implantação da unidade de produção nos dois municípios, conforme modelos dos Parque já existente.

 Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré foi modelo apresentado em reunião (Foto: Divulgação/Naturatins)

Para a implantação dos parques de São Salvador e Peixe, o Naturatins vai contribuir com o licenciamento ambiental e celeridade nos processos de análise. "A Licença Ambiental fornece segurança jurídica ao produtor que atuará de forma consciente com o meio ambiente e a equipe técnica do Naturatins estará à disposição para analisar os processos de regularização ambiental”, afirma Larissa Uchôa, engenheira Ambiental da Diretoria de Gestão e Regularização do Naturatins.

Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré

O Parque Aquícola de Brejinho de Nazaré foi inaugurado no ano de 2017, localizado em frente ao reassentamento Boa Sorte. Nele foram implantados 11 tanques-redes, cada lote possui a capacidade máxima de produzir 48 toneladas/ano de Tilápia e Tambaqui. Em pleno funcionamento, o parque produz aproximadamente 1.000 toneladas por ano, que beneficiam 22 pescadores e suas famílias.