Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A nova orientação do Ministério da Saúde para liberação da vacina contra a Covid-19 para o público sem comorbidade, em ordem decrescente a partir de 59 anos, anunciada nesta sexta-feira, 28, foi comemorada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que é vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A medida atende a uma demanda apresentada pela FNP, proposta por gestores municipais de todo o País, em reunião geral ocorrida no dia 20 de maio, e vai acelerar a imunização em cidades onde há baixa procura por certos grupos prioritários.

“É preciso avançar. Sabemos que a vacinação é o melhor caminho para sairmos dessa pandemia, e com a proposta da FNP, prontamente atendida pelo Ministério da Saúde, nós, prefeitos, teremos maior flexibilidade para administrar a vacinação nos municípios”, destacou Cinthia Ribeiro.

A Nota Técnica do MS também trata da vacinação dos profissionais da educação. Neste caso, a orientação é priorizar creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, nessa ordem; e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

“Com essa notícia, estamos confiantes que, em agosto, poderemos iniciar o segundo semestre letivo na rede municipal no formato híbrido. Por segurança, decidimos manter o ensino remoto nas duas semanas que faltam para encerrar este semestre”, explicou a prefeita.

A vacinação do público não prioritário ocorrerá de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida. “Em Palmas, a Saúde tem agido com muita responsabilidade e transparência na administração das doses, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, ressalta ela, lembrando que os cronogramas de vacinação são definidos semanalmente, conforme a chegada de novas remessas de doses para a Capital.