Na manhã desta terça-feira, 8, durante sessão ordinária na Câmara de Palmas, o vereador Rogério Freitas (MDB), apresentou um requerimento, em caráter de urgência, que solicita à Secretaria Municipal de Saúde, a inclusão das mulheres lactantes como grupo prioritário na fase de vacinação da covid-19.
O vereador explica que ao longo de 2020, diversas pesquisas desenvolvidas comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno. “Estas pesquisas mostram que não há risco para as mães e garante a imunização de duas pessoas, a partir de uma única dose aplicada”, informou Freitas.
Além disso, o parlamentar defende que além de eficaz, esta é uma forma econômica de realizar a vacinação, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno, cuja média de tempo no Brasil é de apenas 54 dias, ainda que se preconize o aleitamento exclusivo por 6 meses. “Vacinar as lactantes é investir em saúde e no bem-estar da população brasileira e de suas futuras gerações”, defendeu o vereador.