Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

O baixo volume de chuvas registrado e os veranicos prolongados durante o mês de maio vêm comprometendo o desenvolvimento das principais culturas de 2ª safra no Estado do Tocantins. A cultura do milho deverá ser a mais impactada no período e o agricultor já aguarda uma quebra de produtividade, em razão das baixas precipitações, principalmente durante a fase reprodutiva da cultura, é o que revela o boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o boletim da estatal, a produtividade estimada para a 2ª safra do cereal deve cair em cerca de 4,9%, passando de 5.084 kg/ha para 4.837 kg/ha. A queda na produção deve ter um percentual ainda maior de 10,9%, podendo chegar a 1,09 milhão de toneladas. Isso porque a área plantada para o grão também deve ser menor em 6,4%. Segundo estimativas da Companhia, devem ser utilizados cerca de 225,3 mil hectares para o cultivo do produto.

No caso do cultivo da 2ª safra de feijão, a estimativa de desempenho das lavouras foi prejudicada em 7,8% e deve ficar em 1.036 kg/ha. Essa estimativa de rendimento deve reduzir o crescimento na produção, uma vez que a safra apresentou expressivo aumento na área plantada de 65,5% em comparação ao ano passado. Com isso, a produção deve crescer para 49,7 mil toneladas, com acréscimo de 52,5%.

Outras informações sobre as culturas cultivadas em Tocantins e nos demais estados brasileiros estão disponíveis no site da Conab.

Tags: Conab, campo