Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Cobrada pela agilidade na vacinação, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), pediu à bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional que faça gestão junto ao Ministério da Saúde pela liberação de mais doses de vacinas contra a covid-19.

A gestora lembrou que os municípios não estão autorizados a comprar vacinas e que as doses aplicadas na campanha são destinadas pelo Governo Federal. “Acho que não precisaria dizer, mas não custa reforçar. Quem compra vacina é o Governo Federal. Os governos estaduais distribuem e os municípios aplicam. As cidades não estão autorizadas a comprar ou importar vacinas, infelizmente. Se houvesse doses suficientes, Palmas avançaria mais”, escreveu.

Em Palmas, até esta segunda-feira, 14, haviam sido aplicadas 86.707 doses da vacina no total – entre 1ª e 2ª aplicações – isso corresponde a cerca de 21% da população da capital vacinada até o momento.

Cinthia Ribeiro lembrou que o Maranhão, estado vizinho ao Tocantins, conseguiu agilizar a vacinação após receber remessa extra do imunizante devido à identificação de nova cepa do coronavírus em circulação naquele estado. 

“Faço um apelo a toda a bancada federal do Tocantins para que faça gestão junto ao Ministério da Saúde para liberarem mais doses para os 139 municípios tocantinenses. O Maranhão só recebeu 300 mil doses extras e avançou na vacinação depois da confirmação da nova cepa. Não podemos permitir isso aqui no Tocantins”, declarou a prefeita.

Estado

Com 20,16% da população vacinada, o Tocantins aparece em 22º lugar no ranking nacional de vacinação. Até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado recebeu 681.250 doses da vacina e aplicou no total 457.976 doses.