Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do curso de Medicina e em parceria com a empresa Vida Connect lançam nesta terça-feira (15), às 18h, pelo canal Oficial da UFT no Youtube, o projeto de extensão Ambulatório Virtual. O objetivo do ambulatório é ofertar consultas de forma remota (telemedicina) em diversas especialidades médicas para a comunidade acadêmica.

Vida Connect é um projeto de inovação tecnológica em Saúde com cinco anos de implantação e em operação há seis meses. O idealizador do projeto, professor e doutor Antônio Fagundes, explica que o projeto atua em três pilares. "Um pilar empresarial, dando oportunidade de acesso de saúde de qualidade e com baixo custo ao maior número de pessoas possíveis. Outro pilar é o social, onde atuamos e queremos atuar ainda, disponibilizando nossa plataforma gratuitamente a profissionais da área da saúde que estejam disponíveis para atendimentos sociais. E por fim, temos o pilar acadêmico, no qual disponibilizamos nossa plataforma à UFT, para que, através de professores e preceptores do curso de Medicina, atendimentos por Telemedicina possam ser ofertados, inicialmente à comunidade acadêmica de todo o campi, com prioridade àqueles que mais precisam de apoio", destaca.

O professor complementa que o ambulatório virtual é fruto do projeto Vida Connect, e primeiro atuará no curso de Medicina e, em seguida, nos demais cursos da Saúde que tiverem interesse em participar. "Através dele, disponibilizaremos atendimento médico com especialistas e médicos generalistas na modalidade de Telemedicina, usando os recursos tecnológicos inovadores da plataforma digital Vida Connect". Ele ressalta ainda que "a ideia apareceu quando a aluna do curso de Medicina Débora Pinheiro me procurou para ajudar a Liga Acadêmica de Clínica Médica a ter atendimentos a pacientes com uso da tecnologia e que os alunos pudessem acompanhar esses atendimentos para aprimoramento de seus saberes. Desde então, estamos trabalhando noite e dia para fazer essa realidade acontecer e, agora, está acontecendo!".