Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: PM/TO

Foto: PM/TO

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgou nesta segunda-feira, 21, o balanço dos últimos três dias, 17, 18 e 19 de junho, da Operação Narco Brasil, deflagrada na cidade de Araguaína. A Operação contou com equipes da Patrulha Rural do 2º Batalhão da PM, Força Tática Cães, Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Aéreo da PMTO (GRAER) e apoio do efetivo ordinário do 2º BPM.

Em Araguaína a PM realizou cercos e bloqueios, abordagens e patrulhas táticas na cidade com esse objetivo de atuar de forma integrada com outras forças de segurança, em ações preventivas/ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de entorpecentes. Ao término da Operação, o saldo foi considerado positivo com 205 veículos fiscalizados, 333 pessoas abordadas e cinco blitz e barreiras realizadas.

A Polícia Militar, a exemplo de outras forças de segurança, empreendeu recursos para contribuir com o combate de circulação de drogas e armas e em Araguaína a ação contou com o apoio da aeronave do Grupamento Aéreo da PMTO (Graer) que contribuiu como plataforma de observação às equipes em solo.

“Nossa aeronave é um Cessna 210 com asa alta que voa lento, quando necessário, e por isso consegue fazer uma plataforma de visualização. Em uma situação de fuga, evasão a cercos e bloqueios, por exemplo, estudos apontam que a aeronave possui um campo visual equivalente a 20 viaturas e dessa forma nós conseguimos auxiliar no combate ao tráfico de entorpecentes”, disse o comandante do Grupamento Aéreo, tenente-coronel Eduardo Douglas da Silva Santos.

Operação Narco

Na primeira etapa da Operação, a PMTO atua com emprego de efetivo em apoio à Operação Hórus e na segunda, com emprego de efetivo em operações específicas. A operação ocorrerá durante todo o mês de junho deste ano, mês em que se celebra o Dia Internacional de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho.