Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Nicolas Matheus

Foto: Nicolas Matheus

Um morador de Palmas, usuário do SUS, reclama que não conseguiu tomar a vacina contra a covid-19 mesmo sendo do grupo prioritário para vacinação e tendo agendado o atendimento, conforme orienta a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Paulo Pércio Quintanilha Guelpeli, de 55 anos, conta que no último sábado, 20, se encaminhou até a unidade de saúde da família da quadra 307 Norte para tomar a vacina conforme o agendamento que havia feito, mas teria sido impedido porque, segundo ele, não levou comprovante de residência no momento da vacinação.

“Levei cartão do SUS e documento digital (aceito em todo o Território Nacional) no app do SERPRO. Mas mesmo tendo agendado e estando na faixa etária prevista, a saber, acima de 55 anos, fui impedido de vacinar pois não levei o comprovante de residência original e cópia impressa. Mas eu tinha uma cópia em PDF no meu celular”, contou.

O analista de sistemas mora no mesmo local há 18 anos e diz que não entendeu o motivo da negativa, uma vez que, de acordo com informações da própria Prefeitura de Palmas, a falta de tal documento não seria impedimento para a vacinação. “Essa solicitação obrigatória da Prefeitura é ilegal e arbitrária. O SUS é nacional”, protestou Paulo.

Ele conta que ainda pretende se vacinar, mas ainda não tentou tomar a dose nesta segunda-feira, 21, devido ao trabalho.

A reportagem do Conexão Tocantins questionou a Prefeitura de Palmas a respeito da queixa do usuário do SUS. Até o fechamento desta reportagem não havíamos recebido a resposta que será atualizada nesta matéria assim que chegar.

Vacinação

Atualmente estão sendo vacinadas na capital pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades e trabalhadores da educação. A Semus pede que o cidadão faça o agendamento pela internet no endereço coronavirus.palmas.to.gov.br/vacina/agendamento. De acordo com a secretaria, todos devem levar original e cópia impressa do comprovante de endereço de residência em Palmas, que ficará retido nas unidades, além de cartão de vacinação e documentos de identificação e ainda comprovante de ocupação, no caso de profissionais da educação.