Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Ezequias Araújo

Nessa quarta-feira, 14, o Parque Estadual do Cantão (PEC) celebrou 23 anos de criação, com a visita do ministro do Turismo Gilson Machado, do governador do Tocantins Mauro Carlesse, do vice-governador Wanderlei Barbosa e autoridades. A comitiva recebida pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, e o supervisor da Unidade de Conservação Adailton Fernandes percorreu as instalações do Parque para conhecer as riquezas e belezas dos recursos naturais protegidos, que atraem visitantes do mundo todo para a região.

Na ocasião, o ministro Gilson Machado lançou a campanha Turismo em Natureza com o slogan “Viaje pelo Brasil, gigante pela própria Natureza”, que visa estimular o turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Em sua fala, o ministro destacou que fez questão de lançar a campanha no PEC. “Faço questão que esta campanha seja lançada aqui no Cantão, no dia de seu aniversário, o mundo precisa conhecer a beleza desse lugar e da região”.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse também realizou um lançamento, o programa Fomento Recupera Turismo, que visa atender o trade turístico com linha de crédito e tem como objetivo amenizar os efeitos da pandemia na vida das empresas do setor por meio da oferta de crédito facilitado. Em sua fala o governador destacou que o empresariado tocantinense respeita a legislação ambiental. “O empresário tocantinense respeita todas as normas ambientais, então pode sim trabalhar, produzir alimento para o povo e manter a alegria, harmonia dos nossos Parques para que o mundo inteiro venha conhecer o Tocantins, que aqui tem qualidade de vida, tem respeito a Natureza e respeita o ser humano”, salientou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Durante o evento, o presidente do Naturatins, Renato Jayme, encaminhou o ofício de Acordo de Cooperação Técnica ao Ministério do Turismo com vistas a viabilizar os trabalhos conjuntos relacionados a contratação de consultoria especializada para a realização de estudos técnicos no Parque Estadual do Lajeado, a fim de subsidiar o processo de concessão ao setor privado e, ou delegações de serviços e, ou fomento público para a prestação de serviços de apoio à visitação turística.

A Cooperação prevê ainda, o desenvolvimento de ações visando ao aperfeiçoamento dos trabalhos relacionados a atividades turísticas em Unidades de Conservação (UC), bem como desenvolvê-las sustentavelmente para atrair investimento e aumentar o fluxo turístico internacional e nacional no Brasil.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, declara a importância do prestígio da vinda do ministro ao Tocantins. “É uma honra e um privilégio muito grande dos tocantinenses, principalmente do Naturatins, com nossos servidores aqui em prontidão, no sentido de reforçar as ações do Parque, principalmente com Acordo de Cooperação Técnica que visa o desenvolvimento de projetos não só dessa região, mas na região da Serra do Lajeado, no intuito de fortalecer cada vez mais o Governo do Estado, através do Naturatins com suas ações práticas. E a vinda do ministro aqui para conhecer um pouco de nossos recursos naturais, de nossas belezas e dos projetos que o Governador tem impulsionado e nos delegado a executar, que é transformar o potencial turístico em algo real, prático e aplicável, prestigia o nosso trabalho”.

“O Estado tem o benefício de, com esse acordo com o Ministério, de ter todos os estudos de viabilidade da concessão, estudo de mercado, estudo de demanda, a parte de engenharia tudo pronto. Então, nós vamos ter todos esses produtos ao final deste Termo de Cooperação, ficando a cargo do Estado promover a parte de leilão. Então, de qualquer forma, 60 a 70% do trabalho já pronto que essa parceria irá nos entregar”. Reforçou o diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade, Warley Rodrigues.

O diretor ressaltou ainda a relevância deste Acordo, “Ele tem todas as referências e ainda tem também a grande parceria com a Unesco, que também faz parte, já que é um acordo entre três instituições Unesco, Ministério do Turismo e Governo do Estado, por meio do Naturatins, porque o Parque do Lajeado é patrimônio da humanidade pela história e pelas pinturas rupestres que têm lá naquela área”, lembrou Warley Rodrigues.

“É um prestígio receber a visita do ministro do Turismo, do governador do Tocantins e demais autoridades parceiras do meio ambiente, no dia que celebramos junto com o presidente do Naturatins, mais um ano de contribuição do Parque do Cantão, na conservação da natureza. Esse é um momento em que sentimos orgulho dos avanços de projetos e melhorias, que permitem manter as belezas e riquezas naturais, gerando benefícios às comunidades locais e para gerações futuras, além de atrair visitantes e pesquisadores de todas as regiões do país e do exterior”, afirmou Adailton Fernandes Glória, supervisor do Parque Estadual do Cantão.

O presidente Renato Jayme entregou, ainda, a carteira de Pescador Esportivo para o governador Mauro Carlesse, o ministro do Turismo Gilson Machado. A pesca esportiva é um dos principais potenciais turísticos da região.

Ações do PEC

O supervisor do Parque afirma que desde a suspensão do período chuvoso, o PEC mantém ações preventivas do Manejo Integrado do Fogo (MIF) com a atuação dos brigadistas da UC, que oferecem suporte e orientação às comunidades locais para realização de aceiros autorizados. A Unidade conta ainda com apoio de instituições parceiras do Comitê do Fogo, a tecnologia do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a força do Exército Brasileiro, na ocorrência de incêndio florestal, durante o período crítico de estiagem. Ao longo do ano, em parceria com a Polícia Militar Ambiental (BPMA), a equipe da Unidade de Conservação cumpre a rotina de fiscalização integrada e atende registros de denúncias com operações de repressão a crimes ambientais.

Adailton Fernandes adianta que uma equipe se prepara para realização da coleta de sementes utilizadas nas ações de reflorestamento da vegetação nativa e que, em 2021, através do convênio firmado vai contar com a equipe da 8 Billions Trees no Estado, serão produzidos e realizados plantios de mudas. De acordo com a proposta, será testada uma nova técnica de plantio na UC, com uso da tecnologia de aeronave não tripulada, popularmente conhecida como drone. Contudo, pesquisas, ações, programas e novos projetos continuam sendo implementados na UC.

“O Parque tem apoio em diversas frentes e também conta com o importante apoio do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) que destina recursos financeiros para realização de melhorias e manutenção de ações na Unidade de Conservação. Neste ano, estamos acompanhando o projeto de construção do Portal do Parque, que já tem contrato firmado com previsão de instalação até o mês de novembro. Esse é um dos investimentos que vêm sendo realizados com um saldo do total do recurso de R$ 1,4 milhão, recebidos do Arpa nos últimos anos. Mas temos ainda outras ações em andamento como o recebimento de caminhonetes, a aquisição de uniformes, revitalização das instalações, placas, acessos e trilha de monitoramento”, destaca Adailton Fernandes.

“Vale ressaltar, que se encontra em andamento o processo de melhoria do sistema de comunicação do Parque, que prevê a instalação de uma torre de cobertura na região do Cantão, por meio de compensação. E entre outras contribuições, a UC também tem colaborado, como ponto de apoio da equipe do Governo do Tocantins na realização da entrega das cestas de alimentos, que vêm sendo distribuídas pelo Estado em auxílio às comunidades locais, durante o período da Covid-19”, conclui o supervisor.

O Parque do Cantão se mantém aberto à visitação controlada. Em atendimento à recomendação de evitar aglomeração, manteve suspensa visitações de grandes grupos e atividades como as caminhadas ecológicas, que faziam parte de sua rotina. A equipe aproveita esse intervalo com o preparo da unidade, para o momento da retomada dessas atividades sem restrições.