Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Centro de Apoio aos romeiros ofertado pelo Governo do Tocantins

Centro de Apoio aos romeiros ofertado pelo Governo do Tocantins Foto: Leandro Paiva

Foto: Leandro Paiva Centro de Apoio aos romeiros ofertado pelo Governo do Tocantins Centro de Apoio aos romeiros ofertado pelo Governo do Tocantins

Localizada a 12 km do Santuário Diocesano Senhor do Bonfim, o Centro de Apoio aos romeiros organizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), oferece suporte para descanso, cuidados com a saúde, água e alimentação leve aos visitantes da festa de Nosso Senhor do Bonfim, que acontece de 6 a 16 de agosto, no povoado Bonfim, a 24 km de Natividade, no sudeste do Estado.

O Centro de Apoio do Governo do Tocantins atende aos romeiros das 6h às 23h, desde o dia 7, e prossegue até 16 de agosto. Os visitantes são recepcionados por uma equipe multifuncional que oferta água, alimentos leves, banheiros, cadeiras para descanso, assistência à saúde e orientações sobre os protocolos de distanciamento da Covid-19.

O gestor da Setas, José Messias de Araújo, destaca a importância do Centro de Apoio no atendimento aos fiéis que buscam cumprir seu compromisso de fé, lembrando que lá é um local para recuperar as energias e prosseguir em direção ao santuário. “O governador Mauro Carlesse determinou que as equipes integradas do Estado realizassem esse apoio aos grupos de romeiros, com alimentação, hidratação, assistência à saúde, aferição de temperatura e pressão, além de orientações sobre os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19”, ressalta ele complementando, ainda, que “a Setas já promove esse atendimento há 18 anos, e antes da pandemia chegou a atender cerca de 2 mil pessoas diariamente no local”.

Durante as festividades é comum os romeiros saírem da região central de Natividade e irem até o povoado Bonfim a pé, montados a cavalo ou de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas.

Indo ao santuário, Adriane, 28 anos, servidora pública de Natividade, foi atendida pela barraca de apoio, e disse que este ano não está pagando promessa, somente agradecendo. “Estou indo agradecer porque em minha família, até o momento, os casos da Covid-19 que aconteceram foram superados, e estamos todos vivos e com saúde”, afirmou.

Enquanto descansa no Centro de Apoio, Luis Fernando, 48 anos, funcionário público, relata que por conta da pandemia foi impedido de participar em 2020, mas que esse ano está presente e tomando todas as precauções. “Fomos criados nessa doutrina e ano passado não pudemos vir e parece que o ano não foi completo. Dessa vez nós estamos seguindo os protocolos de distanciamento e agradecendo ao Senhor do Bonfim”.

Também, indo em direção ao santuário, Lourdes Ribeiro, gostou de ter uma barraca de apoio aos romeiros e disse que já alcançou muitas graças por conta das orações. “Eu já participo da romaria há quatro anos, e esse é um momento de fé e agradecimento por tudo que temos recebido ao longo da vida”, ressaltou.

A festa religiosa que teve início na sexta-feira, 6, e recebe anualmente milhares de fiéis vindos de várias regiões do Tocantins e do Brasil, encerrará na segunda-feira, 16. Neste ano, além da visitação ao santuário, ocorre a transmissão online das missas nas redes sociais.

Romaria de Nosso Senhor do Bonfim

A tradição do Bonfim na região teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado Bonfim. Conta a tradição popular, que ele a teria levado para a cidade e que, a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado. Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins.