Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Débora Ciany

Foto: Débora Ciany

Uma reunião entre coordenadores escolares e supervisores de ensino da rede municipal da Educação de Gurupi foi realizada nesta terça-feira, 17, para definição de detalhes na área pedagógica visando o retorno presencial das aulas em Gurupi no próximo dia 30. Um dos assuntos mais discutidos foi a evasão escolar e as ações que deverão ser intensificadas para trazer o estudante de volta a sala de aula.

A Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (Semeg) registrou queda de quase 10% na taxa de evasão escolar nas unidades de ensino municipais durante o primeiro semestre de pandemia da Covid-19 em 2021. No entanto, a meta da diretoria de gestão pedagógica é reduzir ainda mais esse número. “Estamos fazendo todo um levantamento do número de alunos que estão fora da escola neste momento, já que ainda é um percentual que nos preocupa muito. Apesar de termos reduzido esse número negativo, nós ainda temos alunos evadidos, e hoje alinhamos as estratégias para trazermos esse aluno para dentro da escola com esse retorno após quase um ano e meio somente com aulas remotas”, explicou Jônatas Barreto, diretor de gestão pedagógica da Semeg.

No mesmo evento foram pautados assuntos como a facilitação no repasse das orientações para todas as unidades de ensino acerca da volta a modalidade presencial, os esforços para melhoria qualitativa dos indicadores educacionais e de todo o trabalho de acolhimento que será realizado junto ao aluno, e ainda a finalização dos guias para família/alunos e escolas com todas as regras para adaptação à rotina de estudos e adequação às normas de segurança sanitárias em decorrência da Covid-19. 

Redução

Ainda de acordo com o diretor, o momento de retorno dos estudantes é a oportunidade para intensificar as buscas ativas, com o objetivo de diminuir os casos de abandono escolar e incentivar que o aluno volte e permaneça em sala de aula. Entre as estratégias para trazer o estudante à rotina escolar estão telefonemas para pais ou responsáveis ou ao próprio aluno, e até visitas à residência dos estudantes evadidos pela equipe de orientação educacional da Secretaria.  

De acordo com levantamento feito pela diretoria de gestão pedagógica da Semeg, em 2020 existiam 194 alunos evadidos, o que corresponde a cerca de 2,84%. Depois das ações com foco no resgate, esse número diminuiu para 66 estudantes afastados no ano letivo de 2021.