Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Segundo Quaresemin, a concessão dos parques não tem objetivo arrecadatório

Segundo Quaresemin, a concessão dos parques não tem objetivo arrecadatório Foto: Laila Mariana Salvador

Foto: Laila Mariana Salvador Segundo Quaresemin, a concessão dos parques não tem objetivo arrecadatório Segundo Quaresemin, a concessão dos parques não tem objetivo arrecadatório

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 2, no Palácio Araguaia, o secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin e o superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza, esclareceram acerca da concessão dos parques estaduais à inciativa privada.

Na reunião, o superintendente Pedro Bruno Barros de Souza destacou que o Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial, o 2º país no mundo em termos de atrativos naturais e somos apenas o 32º em competividade turística. Destaca ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia os entes públicos, o Governo Federal e os governos estaduais sempre prezando pela preservação ambiental, pelo fomento ao turismo sustentável e pelo desenvolvimento regional a cerca das concessões de parques pelo BNDES.

O superintendente citou que atualmente o BNDES possui em sua carteira o Parque Nacional de Iguaçu, uma concessão que já possui 22 anos e tem hoje 2 milhões de visitantes/ano e que esse é um bom exemplo para ser replicado no Tocantins. 

 (Foto: Laila Mariana Salvador)

O superintendente ainda explicou que, com o fortalecimento do turismo local e o aumento de visitantes, haverá mais conscientização ambiental.

Planejamento

O secretário Claudinei Quaresemin informou que quando foi criada a Secretaria de Parcerias e Investimentos, e com alguns estudos do Banco Mundial, identificaram a necessidade de construir um grande projeto. E que com base nisso, o governador Mauro Carlesse, determinou que fosse feito um planejamento de desenvolvimento da região do Jalapão, exemplo disso foi o início do programa de pavimentação da rodovia que leva até o Jalapão, que, segundo o secretário, em breve levará asfalto até São Félix, permitindo acesso de ônibus ou avião até a região.

Na reunião também foi informado que apenas 8% dos tocantinenses e 0,3% de estrangeiros já visitaram o Jalapão. E que os turistas de demais estados que vêm visitar a região demoram a vir novamente ou nem mesmo voltam, pois atualmente há dificuldades com a acessibilidade e os altos valores cobrados por empresas turísticas para dar suporte aos visitantes na região.

Desenvolvimento Regional

Claudinei também falou que com a construção do aeroporto e a pavimentação da rodovia, ajudará mais ainda no desenvolvimento da região, pois ajudará na acessibilidade dos visitantes. O secretário informou ainda que a previsão de entrega do asfalto e do aeroporto é para o ano que vem e com isto aumentará mais o volume de visitantes. E feito esses investimentos, fará com que aumente o desenvolvimento econômico da região e os turistas saiam daqui satisfeitos.

A concessão dos parques, segundo Quaresemin, não tem objetivo arrecadatório, e sim para proteger o parque e melhorar a vida das pessoas que ajudam preservar a região.

Protestos

A Lei Estadual nº 3.816, de autoria do Poder Executivo que permitirá a concessão dos parques gerou protestos de políticos, gestores municipais e entidades representativas do turismo. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) no dia 25 de agosto. A matéria autoriza o processo de consultas públicas e elaboração de projetos para futuro leilão da concessão à iniciativa privada dos parques estaduais do Jalapão, Lajeado, Cantão e Monumento das Árvores Fossilizadas.

Comunidades Quilombolas

As comunidades quilombolas e suas respectivas áreas circunvizinhas aos parques estão fora do projeto de concessão. A Lei Estadual que autoriza a concessão dos parques à iniciativa privada não abrange áreas de comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, ou beneficiárias das unidades de conservação.

(Foto: Laila Mariana Salvador)