Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mesmo com a pandemia, a construção civil segue em alta. Uma das provas é a quantidade de alvarás de construção que estão sendo solicitados.  Em uma loteadora da Capital, de janeiro a agosto desse ano, foram pedidos pelos clientes a Prefeitura de Palmas, 286 alvarás de construção. Com relação a demarcações solicitadas em Luzimangues esse número chega a 210. 

“Além de termos uma alta nas vendas, nos últimos oito meses, percebemos que muitas obras estão acontecendo nesse período. Os clientes têm aproveitado as facilidades dos financiamentos habitacionais e investido na construção”, explicou o gerente comercial da Buriti Empreendimentos, Márcio Pinheiro.

Esse crescimento é comprovado por dados da Prefeitura de Palmas, onde aponta que em 2020 foram emitidos 1.636 alvarás e só nos primeiros sete meses de 2021, já são 1.278. A perspectiva é que esses números cresçam ainda mais ao longo do ano.

O presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), Pablo Castelhano Teixeira, explicou que não apenas em Palmas, mas em todo País, o mercado imobiliário segue em ritmo de crescimento.

 “Percebemos isso de forma mais evidente pela quantidade de financiamentos imobiliários, que, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), cresceu 113% apenas no primeiro trimestre desse ano. Esses números são bastante positivos e mostram que as pessoas têm, de fato, aproveitado esse período para construir a casa própria”, finalizou.

Alvará de construção

Para dar entrada ao pedido do alvará de construção, a pessoa deve procurar uma das unidades do Resolve Palmas. Após isso, o projeto é encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, onde será submetido à análise, para saber se está dentro das regras do Código de Obra do Município e da Lei Municipal de Uso de Solo.

Se não houver nenhuma divergência, a prefeitura  expede o alvará em até 10 dias. A relação dos documentos para dar entrada na licença para construir pode ser acessada no link: http://resolve.palmas.to.gov.br/guiaservicos (Assessoria Precisa)