Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Ao contrário da grande maioria dos prefeitos Brasil afora, que geralmente priorizam a construção de obras físicas, fáceis de serem visualizadas e por consequência terminam virando marcas da gestão, gerando dividendos políticos, Ronivon Maciel, de Porto Nacional, a 60 km de Palmas, resolveu apostar na qualificação profissional dos jovens portuenses. Para a empreitada ele contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Tocantins, campeão em empregabilidade. Pesquisas apontam que mesmo diante de um cenário de desemprego e perda de postos de trabalho em todas as regiões do país, 7 em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos estão empregados.

 “Durante o período de campanha eu deixei claro à nossa população que iria procurar o Sistema S, especialmente o Senai, por entender que seria uma soma de gestão, pois estaria criando as condições necessárias para a geração de oportunidades. E foi exatamente isso que fizemos”, explica o prefeito Ronivon, acrescentando que o foco da ação é a juventude cujas portas, segundo ele, são mais difíceis de serem abertas, geralmente pela questão da falta de experiência e por ser o primeiro emprego. 

“É um processo até que natural. Mas é preciso quebrar esse paradigma, superar essa realidade qualificando os jovens, e ninguém melhor pra fazer isso do que o SENAI, uma instituição séria e que preza pela qualidade.  Isso me deixa feliz e confiante de que estamos no caminho certo, porque entendo que é algo que vai ao encontro do que deseja nossa comunidade”, afirma o gestor púbico.

Em primeiro mandato, Ronivon Maciel reconhece que para gerar oportunidade é preciso oferecer conhecimento, qualificar as pessoas para que a mão de obra especializada permaneça no município, atendendo as demandas internas. “Estamos na era digital e a pandemia deixou muito claro que daqui pra frente é o conhecimento, especialmente na área de informática, que vai predominar e é preciso que a gente se atente para essa questão qualificando as pessoas. Também para atuar no comércio é preciso conhecimento, bem como na parte de serviços, onde há muitas reclamações e que por isso exige qualificação. E ainda o agronegócio, que vem expandido rapidamente e nós precisamos estar preparados para atender o setor com mão de obra local. É por isso que o Senai está aí com todo esse conhecimento, com os cursos que tanto precisamos”, afirma o prefeito.

Murilo Ferreira da Silva, presidente da Fundação Municipal de Juventude, pasta que está à frente do programa de qualificação, destaca que sabia que o município de Porto Nacional tinha grande demanda por qualificação técnica profissional, mas diz que se surpreendeu com a repercussão. “Abrimos inicialmente as inscrições para sete cursos e desde então a busca tem sido gigantesca, e isso nos surpreende e motiva muito, pois o nosso maior objetivo é suprir as necessidades da indústria local a partir desses jovens que estão fazendo os cursos técnicos”, diz ele. 

Silva destaca ainda que o Senai foi procurado por ser uma instituição de referência no mercado. “Tem estudos de viabilidade e corpo técnico bem qualificado para administração dos cursos. O jovem que tem certificado Senai sai na frente na seleção de emprego. Além disso, o Senai é referência também na política interna de valorização de seus formandos, criando um elo com as “empresas madrinhas”, direcionando esses jovens para o mercado de trabalho”, finaliza.