Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Governador Mauro Carlesse e titular da Seduc, Adriana Aguiar, entregando placa de homenagem para a família de Jonai Lopes

Governador Mauro Carlesse e titular da Seduc, Adriana Aguiar, entregando placa de homenagem para a família de Jonai Lopes Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Governador Mauro Carlesse e titular da Seduc, Adriana Aguiar, entregando placa de homenagem para a família de Jonai Lopes Governador Mauro Carlesse e titular da Seduc, Adriana Aguiar, entregando placa de homenagem para a família de Jonai Lopes

O atleta Jonai Coelho Lopes, que faleceu em julho deste ano, vítima da covid-19, recebeu na noite dessa sexta-feira, 19, homenagem do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A família recebeu uma placa em reconhecimento à relevante contribuição do jogador ao esporte tocantinense. 

A homenagem foi realizada durante a abertura da Copa Governo do Tocantins de Futsal - Série Prata, que também marca a reabertura do Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, de Guaraí, a população tocantinense, depois de quase dez anos interditado. 

Durante a solenidade, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, lembrou do seu convívio com Jonai Lopes, quando aluno da Fundação Bradesco - Escola de Canuanã. "Ainda naquela época, ele começou a se destacar no futebol, jogando nos interclasses da escola. Já na década de 1990, ele começou a sair da escola nos finais de semana para jogar em Formoso do Araguaia. Sem dúvida, ele se tornou uma referência no futebol tocantinense e terá seu nome para sempre gravado na história", destacou. 

Emocionada, a irmã de Jonai, Laudilina Coelho Lopes Portilho, comentou a trajetória do irmão e destacou o sentimento da família em relação à premiação. "Sem palavras para definir esse reconhecimento, para definir essa homenagem, mas uma gratidão muito grande toma conta de mim, pois meu irmão prestou um grande trabalho como jogador. Foi um atleta que sempre respeitou o esporte", destacou. 

Perfil 

Filho do casal Francisco Solano Lopes e Josefa Coelho Lopes, Jonai Coelho Lopes ou Jonair Lopes, como ficou conhecido, estudou durante 11 anos na Fundação Bradesco, onde começou a se destacar no futebol em 1988. Jogando nos interclasses da escola, ele se tornou conhecido, em 1990, as instituições esportivas iam buscá-lo na Fundação para jogar nos times em Formoso do Araguaia, sua cidade natal. 

A partir de 1995, a sua trajetória esportista, que o levaria a ser considerado um dos maiores atletas da história do futebol tocantinense, começou a se consolidar em Gurupi,  onde ingressou no Gurupi Esporte Clube. 

Com muita habilidade, era conhecido como jogador curinga, pois quando estava em campo, atuava facilmente em várias posições. Seu talento lhe garantiu a alcunha de atleta com maior números de títulos no futebol tocantinense: seis.

Em 1996 e 1997 foi campeão pelo Gurupi, em 1998 pelo Alvorada, 1999 pelo Interporto, 2000 e 2001 pelo Palmas Futebol e Regatas. Além desses times Janai também atuou pelo Araguaína. 

Encerrou sua carreira como jogador em 2006, pelo mesmo time em que deu seus primeiros chutes para uma carreira de sucesso, o Gurupi. Já no ano seguinte em 2007, iniciou a carreira de treinador de futebol e a primeira experiência, mais uma vez foi no Gurupi. 

Na sequência, passou pelo Aliança (onde ficou de 2008 a 2010), pelo Interporto (onde atuou em 2010), depois passou pelo Tocantins de Palmas, Colinas e novamente o Gurupi. Como treinador, deixou sua marca no título de 2009 do Interporto na Segunda Divisão.

Na Copa de 2014, teve a honra de ter sido escolhido pelo Comitê Organizador no Brasil, como representante do Tocantins para ficar ao lado da Taça durante o Tour pelo Brasil, em especial em Palmas. 

Formado como professor de Educação Física, em 2015, criou o projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, em Formoso do Araguaia, que tinha como foco formar cidadãos e gerar possibilidades para garotos de 4 a 19 anos se tornarem jogadores profissionais de futebol. 

Do ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ saíram jogadores para o Flamengo-RJ, além de outras equipes do cenário nacional. Com seu jeito simples, Jonai transbordava conhecimento no campo esportivo e acalentava o sonho de centenas de crianças e jovens. 

Jonai Coelho Lopes faleceu em 2 de julho de 2021, aos 49 anos. Saiu da vida e deixou sua marca registrada na história do futebol tocantinense e também de familiares, torcedores e especialmente na vida de centenas de jovens, que por meio dele, encontraram no esporte o caminho para mudarem suas vidas.