Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

O secretário municipal de Infraestrutura de Gurupi, Thiago Barros, esteve na última segunda-feira, 11, no município de Guanambi-BA, realizando visita técnica para conhecer a Usina de Asfalto implantada pela prefeitura para fabricação própria de Concreto Betuminoso Usinado e Quente (CBUQ).

O município de Guanambi tem porte semelhante ao de Gurupi, com população estimada em quase 90 mil habitantes. E lá a Prefeitura implantou na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura uma Usina com recursos próprios no valor aproximado de R$ 2,5 milhões. Com moderno maquinário, a Usina tem capacidade para produzir de 100 a 120 toneladas por hora de CBUQ, o que causou uma revolução no programa de pavimentação local.

O secretário Thiago Barros foi recebido pelo secretário de Infraestrutura de Guanambi, Michel Macêdo, e a chefe de gabinete do secretário, Cláudia Lacerda, e colheu informações sobre a estrutura da Usina e os benefícios para o município, como redução de custos e maior agilidade na produção de asfalto.

“Nesta visita técnica pude conhecer o processo de instalação e quais os equipamentos necessários, o benefício é enorme para o município, pois atualmente é difícil conseguir a entrega deste material em tempo hábil, e a capacidade de produção da Usina permite realizar um plano ousado de recapeamento e de construção de novas vias o mais rápido possível. Guanambi tem um grande plano de pavimentação e, com a experiência que tivemos nesta visita, podemos implantar em Gurupi algo semelhante”, relatou Thiago.

Segundo a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a ideia é implantar na Capital da Amizade uma Usina de CBUQ, para solucionar de vez, demandas de pavimentação asfáltica da cidade. “Um dos grandes problemas que temos em Gurupi é com relação à pavimentação. No centro ela é antiga e precisa ser recuperada e o asfalto novo já está com buracos. Uma das alternativas é a aquisição de uma usina, nós já temos uma só que funciona somente com lama asfáltica, que não resolve totalmente nossas demandas. Por isso precisamos de uma usina de CBUQ”, explicou.

A prefeita afirmou ainda que o objetivo é que no próximo ano Gurupi já tenha a usina. “Eu já estive no início do ano em Brasília solicitando o recurso para aquisição desta usina, e pretendemos tê-la para o ano que vem em Gurupi, seja por meio de emenda ou através de algum recurso relacionado ao Estado ou a nível federal, ou se não for possível, estudaremos a viabilidade de investir recurso próprio para adquirir essa usina, é um foco da nossa gestão”, frisou.