Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Luiz de Castro /Governo do Tocantins

Foto: Luiz de Castro /Governo do Tocantins

As forças de segurança do Tocantins receberam, nesta terça-feira, 19, uma visita técnica de representantes do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), instituição ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A agenda institucional acontece no auditório da Cidade da Polícia, em Palmas, e tem como objetivo acompanhar e orientar as ações voltadas para políticas de valorização dos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Penal. 

Representando o secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Cristiano Sampaio, a superintendente de Administração e Finanças, Mariana Rodriguez, destacou as ações de valorização profissional para os servidores do Estado. "Cada instituição, Civil, PM, Bombeiros e Penal, tem seus desafios em relação às políticas de reconhecimento profissional. Vale destacar o serviço de atenção psicossocial remoto implementado pela gestão da SSP-TO, de forma que uma equipe presta atendimento psicológico terapêutico por telefone, videochamada e videoconferência para a Polícia Civil", ponderou.

A coordenadora de políticas de valorização profissional do Pró-Vida, Wenia Alves da Silva explica que a finalidade das visitas técnicas é conhecer o trabalho dos profissionais em seus estados. “O Pró-Vida atua em três eixos, o de saúde e segurança do trabalho, valorização profissional e atenção psicossocial, sempre buscando conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas em cada um dos estados”, frisou.

A delegada A equipe de representantes do Pró-Vida e Senasp contou com a presença do perito criminal do Rio de Janeiro, Cristiano Junqueira, e a técnica superior penitenciária do Rio Grande do Sul, Rubia Minuzzi.  

Sobre o Pró-Vida

Com a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a partir da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, o Pró-Vida passou a fazer parte dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

Participaram na solenidade da visita técnica, a delegada geral da PC-TO, Raimunda Bezerra; o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Wesley Borges Costa; a superintendente de Administração e Finanças, Mariana Rodriguez; a Superintendente da Polícia Científica, Dunya Spricigo; o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Peterson Ornelas e o superintendente de Administração do Sistema Penitenciário do Tocantins, Orleanes de Sousa Alves.