Em novembro, o Sesc Tocantins irá promover uma programação especial para o CineSesc. Serão exibidas quatro películas em homenagem a Federico Fellini. A mostra contará com os filmes 8 e meio (04/11), Doce vida (11/11), A voz da lua (18/11) e, no dia 25, encerrando a programação, o filme Julieta dos espíritos. O CineSesc acontece sempre às 19h, nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína. Todas as sessões são gratuitas.
Para o mês de novembro o CineSesc resolveu homenagear um dos grandes diretores do cinema mundial. Federico Fellini foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Conhecido por seu estilo distinto, que mistura fantasia e imagens barrocas com terridez, ele é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos.
8 e meio (04/11, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni), ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. A classificação é de 14 anos.
Doce vida (11/11, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Em Roma Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério, mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Anouk Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à três no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma (Yvonne Furneaux), que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la, até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank (Anita Ekberg), uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Assim percorrem juntos os pontos turísticos de praxe, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde ela resolve tomar um banho com roupa enquanto Marcello tentava achar leite para um gatinho, que Sylvia tinha visto nas ruas. Ao retornar Marcello vê Sylvia se banhando e se deslumbra, principalmente quando ela o convida para tomar banho com ele. Mas ao voltarem da fonte a situação fica desagradável, pois Robert (Lex Barker), o noivo de Sylvia, a esbofeteia e faz o mesmo com Marcello, que não revida. A classificação é de 14 anos.
A voz da lua (18/11, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
O lunático Salvini (Roberto Benigni) observa o mundo de maneira diferente, procurando sempre achar o seu lado poético, como se a lua o guiasse. Ele lembra-se, de sua avó quando observa um grupo de homens assistindo a uma mulher trocando de roupa pela janela. A classificação é de 12 anos.
Julieta dos espíritos (25/11, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Seus pais e sua família a distraem em um mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido que adora ingenuamente, tem sido infiel, se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser extraordinário de riqueza interior. A classificação é de 12 anos.
Sobre Federico Fellini
Nascido em 20 de janeiro de 1920 em Remini, Itália e considerado um mestre na arte de fazer filmes, Federico Fellini, filho de Urbano Fellini, um vendedor viajante e de Ida BarbiCarreira de Cineastaani era o mais velho de três irmãos. Com dons a escrita e ao desenho decidiu seguir carreira de caricaturista aos 18 anos de idade, mudou-se para Roma onde se dedicou a arte e ao jornalismo satírico. Em 1939 escreveu e desenhou para revista de humor "Marc Aurelio", no mesmo ano se regressou para Remini e em seguida voltou para Roma onde se matriculou na Universidade de Direito de Roma, a pedido dos seus pais, mas acabou não frequentando as aulas, de volta à revista, Marc Aurelio, ingressou no conselho editorial, junto com Ettore Scola, Cesare Zavattini, e Bernardino Zapponi, futuro roteirista de Fellini. Depois de escrever pequenos roteiros e piadas para comediantes de rádio, entrou para o cinema como assistente dos diretores Roberto Rossellini, Pietro Germi e Alberto Lattuada, quando adquiriu conhecimento da técnica da produção audiovisual. Federico Fellini grande autor de diversos desenhos e de uma escrita admirável faleceu no dia 31 de outubro de 1993 aos 73 anos em Roma, Itália.