Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Marcos Veloso

Foto: Marcos Veloso

Como incentivo para novas empresas se estabelecerem em Gurupi, assim gerando mais empregos e renda, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, tem adotado a política de doação de áreas do Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) a empresários que tem o interesse de montar ou ampliar negócios na cidade.

Nesta semana aconteceu a entrega de lotes a três empresários gurupienses e dois de outros municípios.

Conforme a diretora de Indústria e Comércio, Daniela Vittorino, quando um empresário manifesta o interesse em se instalar no PAIG, as áreas são apresentadas, ele pode escolher conforme a sua necessidade, assim é feito o Termo de Reserva, que tem validade de 90 dias, podendo ser renovado por mais 90 dias. Neste período, o empresário tem que realizar pelo menos 20% do projeto apresentado. Após este prazo, o investidor pode ir à Procuradoria Jurídica do Município para dar entrada ao processo de doação da área, que é feito com uma cláusula restritiva, que orienta o empresário a concluir o projeto em 24 meses, isso sendo realizado, acontece então a doação definitiva.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, ressaltou que estas doações fazem parte da política de incentivo às empresas que querem se instalar ou ampliar os seus negócios em Gurupi. Segundo ele, o PAIG tem todas as condições necessárias como terrenos de diferentes tamanhos para atender à necessidade das empresas, conforme seu ramo de atividade tem sistema de comunicação e iluminação. “Queremos melhorar a cada dia, ampliar a pavimentação, segurança e queremos, inclusive, aumentar a área para atender mais empresários e assim gerar emprego e renda”, afirmou.

Pedro reforça que, dependendo do ramo de atividade da empresa, é necessária uma área grande, e isso demanda altos custos, o que, às vezes, impossibilita o empresário de estabelecer seu negócio e a Prefeitura, com esta política de doação, colabora muito com o desenvolvimento. “É uma política importante que tem atraído muitas empresas”, destaca.