A 1ª Feira de Valorização da Gastronomia de Porto Nacional superou as expectativas, durante dois dias de exposição, no último final de semana. A iniciativa contou com a participação de 10 empreendedores que aderiram ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, implementado no município pelo Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura de Porto e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), do Governo do Estado.
Para o prefeito Ronivon Maciel trabalhar as potencialidades locais, com ambientes favoráveis para o desenvolvimento econômico da cidade é primordial. “Fizemos todo um projeto em conjunto com o Sebrae para fomentar o turismo e a economia local, e, estamos muito felizes com a realização da 1ª Feira Gastronômica de Porto Nacional, que foi um sucesso de público e expositores. Quero exaltar aqui a minha gratidão à toda população portuense que acreditou nesse projeto, participando e nos ajudando a desenvolver as potencialidades de nossa cidade”, ressaltou.
O faturamento dos expositores da Feira foi acima de R$ 20 mil, nos dias 3 e 4 de dezembro, sendo considerado pelos organizadores como um excelente resultado e acima do esperado. “Nós tivemos um empreendedor que faturou R$ 4 mil nos dois dias da exposição, o que, segundo ele, é um faturamento alcançado em mais de 15 dias na rotina do seu estabelecimento”, destacou a gerente do Sebrae, Camila Giatti.
Ela atribui o sucesso da feira à participação dos empreendedores nas oficinas e treinamentos promovidos pelo Sebrae e no envolvimento deles no projeto. Os empreendedores que participaram do evento receberam capacitação sobre formação de preço, atendimento ao cliente, apresentação dos produtos e uma oficina de gastronomia com a Ruth Almeida, eleita, na última sexta-feira, 3, a melhor chef de cozinha do Brasil, pelo Prêmio Nacional Dólmã de Gastronomia 2021.
A chef também sugeriu alguns pratos, compartilhando receitas, doces e salgadas. “Foram 12 itens que a chef Ruth fez junto com os expositores durante a oficina de gastronomia. Então, os expositores puderam levar os pratos que iriam apresentar na Feira Gastronômica. Ela experimentou, deu dicas sobre como melhorar cada receita e foi uma conquista para esses empreendedores”, avaliou a gerente Camila.
De acordo com a expositora Mônica Isabel Brito, a feira foi uma grande ajuda no fomento financeiros dos pequenos negócios, além de ser uma vitrine de divulgação. “Fiquei muito feliz quando fiz o balanço e vi a quantidade que vendi de paçoca. Desde o início da pandemia está muito difícil de manter o negócio, e este evento com certeza nos propôs um fôlego maior. Consegui, inclusive, pagar umas dívidas em atraso, e agradeço muito ao Sebrae e a Prefeitura, por esta oportunidade, pois já estamos aguardando a próxima edição", disse entusiasmada..
Sebastião Lopes, dono de uma pastelaria, afirma que o evento foi além das expectativas dos empreendedores. “Foi tudo muito bom e gratificante. As pessoas fizeram fila para comprarem meus pastéis e eu consegui fazer uma boa divulgação do meu negócio. O Sebrae foi muito parceiro, do início ao fim, é bom saber que temos pessoas competentes com quem contar em todos os momentos”, contou.
Como parte da programação da Feira, o Sebrae também promoveu a exposição de empreendedoras que fazem parte do Coletivo Mulheres em Movimento. Um projeto em que a instituição é parceira e que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo, com ações de inclusão social voltadas para as mulheres de baixa renda.
Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional
Com esse projeto, o Sebrae Tocantins visa promover a cadeia produtiva do turismo do município de Porto Nacional e distrito de Luzimangues, por meio de soluções que fomentem o empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios para fortalecer a economia local com inovação, estimulando a criatividade e a competitividade dos produtos e serviços turísticos.