Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

O sonho da casa própria chegou para 884 famílias palmenses, que receberam unidades habitacionais neste ano, e vão passar o Natal de casa nova. Mas muito além de levar moradia digna à população, a Prefeitura de Palmas também tem investido na qualificação profissional desses novos moradores, a fim de dar condições para que se estabeleçam em seus novos endereços, e com esse objetivo já contemplou 836 beneficiários com cursos profissionalizantes e mais de cinco mil pessoas com palestras, gincanas e oficinas.

Só na atual gestão já foram entregues 3.304 unidades habitacionais, um total de R$ 254 milhões em investimentos. Diante disso, o déficit habitacional vem sendo reduzido com as parcerias de políticas públicas nacionais de habitação, por meio do Programa Casa Verde e Amarela e do Programa de Aceleração do Crescimento. Neste ano foram entregues 500 unidades no Jardim Vitória II, 240 do Residencial Santo Amaro e 144 apartamentos do Residencial Porto Real.

“Apesar dos desafios, conseguimos devolver dignidade para muitas famílias, porque para a maioria dos brasileiros o maior sonho é o da casa própria. Tenho orgulho de ser a gestão que mais entregou casas em Palmas”, destacou a prefeita Cinthia Ribeiro, acrescentando que a gestão também tem feito um trabalho social com as famílias.

Projeto social

O secretário Municipal de Habitação, Fábio Frantz, enfatizou que mesmo com a pandemia sua equipe não mediu esforços para conseguir dar celeridade às ações. “O projeto social inclui palestras sobre como acontecerá essa mudança, direitos e deveres das famílias junto ao empreendimento, como também capacitações profissionais dessas famílias para geração de emprego e renda, e inserção no mercado de trabalho, para que possam se fixar nessas novas habitações”, destaca Frantz.

O trabalho social conta com a parceria da Caixa Econômica Federal e contemplará um total de 4.312 famílias, atendendo 21.709 pessoas em 17 empreendimentos entregues pela Prefeitura, com a realização de 66 cursos profissionalizantes, 32 palestras, 71 campanhas educativas e dez seminários. Para 2022 a previsão é que outros 820 contemplados com unidades habitacionais também recebam capacitação profissional.

Infraestrutura

As unidades habitacionais receberam toda infraestrutura necessária, acessibilidade, calçadas, ruas pavimentadas, sistema de água de esgoto, iluminação em LED e alguns empreendimentos contam com energia solar, como é o caso do Jardim Vitória II e da área comum do prédio do Santo Amaro. E um projeto social em parceria com Caixa Econômica ajuda as famílias no processo de mudança e auxilia na tão importante inclusão social. (Secom Palmas)