A Polícia Militar localizou nessa terça-feira, 28, uma plantação de maconha em Aurora do Tocantins e prendeu em flagrante dois homens por tráfico de drogas. Durante patrulhamento no setor Lagoinha, no Parque de Vaquejada, zona urbana da cidade, equipe policial deparou-se com os autores que demonstraram inquietação com a aproximação da viatura, arremessando algo ao solo.
Segundo a PM, na abordagem foi procedida a busca pessoal e nada foi encontrado, contudo, próximo deles foi localizado uma porção de substância análoga à maconha, prensada e acondicionada em saco plástico transparente, pesando aproximadamente 106,9 gramas, 11 pinos de substância análoga à cocaína pesando cerca de 14,54 gramas, dois cartuchos calibre 36 e um aparelho celular.
Em diligência, a guarnição dirigiu-se até a residência do primeiro autor masculino de 29 anos, onde a sua companheira autorizou a busca domiciliar e após a vistoria foi encontrada uma espingarda cartucheira calibre 36, sem numeração, bem como seis pinos vazios, utilizado normalmente para acondicionar cocaína. Todos os objetos foram apreendidos.
(Foto: Ascom 1°CIPM)Em ato seguinte, a Polícia Militar deslocou-se até o imóvel rural do segundo autor masculino de 54 anos, onde sua esposa permitiu a busca domiciliar, sendo encontrada uma espingarda cartucheira calibre 32, sem numeração, assim como uma quantidade indeterminada de sementes de maconha, três cartuchos calibre 32 marca CBC e duas garrafas pets contendo folhas análogas à maconha submersa em líquido. Ainda em vistoria na área externa foram encontradas plantas com características semelhantes à maconha (cannabis sativa), cultivada pelo segundo autor sem autorização e em desacordo com determinação legal e regulamentar.
Os fatos foram informados à Polícia Civil, que compareceu ao local assim como o Perito Criminal e em seguida todos os materiais do delito foram apresentados na Central de Flagrantes juntamente com os autores, os quais foram autuados por tráfico de Tráfico de drogas.
Incineração
A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 106ª Delegacia de Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, realizou, nesta quarta-feira, 29, a incineração da plantação de maconha que foi descoberta .
Segundo a PC, foi realizada perícia técnica no local do cultivo e perícia laboratorial para a constatação da espécie vegetal, com o acondicionamento de amostras para eventual contraprova e que trata-se de aproximadamente 72 (setenta e duas) plantas da espécie “cannabis sativa linneu”, popularmente conhecida como maconha, que possuíam entre 1,60 e 1,80 m de altura.
As plantas de maconha foram destruídas em uma cerâmica na cidade de Aurora do Tocantins.
Segundo o delegado Lucas Rodrigues; “O cultivo de plantas com efeitos alucinógenos no perímetro urbano da cidade, em imóvel que sequer era cercado por muros, demonstra a audácia dos indivíduos e a insistência em se dedicar ao tráfico de drogas, o que também é confirmado pelos antecedentes que ostentam, pois já autuados anteriormente pelo cultivo e pelo tráfico de drogas”.
Ainda segundo a autoridade policial: “A destruição da plantação é uma determinação legal (artigo 34 da Lei n° 11.343/2006) e foi realizada com a observância de todos os preceitos aplicáveis ao caso”.
(Foto: Dicom SSP/TO)