Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A programação do evento Capacitação em Fruticultura Tropical será retomada nesta terça-feira (22) com o tema Graviola: sistema de produção no Cerrado. A palestra técnica será conduzida pelo pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados, e pode ser acompanhada pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook, a partir das 9h. Serão abordados assuntos referentes ao sistema de produção recomendado para o DF e municípios do entorno, como produção de mudas, adubação, irrigação, polinização manual e manejo de pragas e doenças.

A graviola (Annona muricata L.) pertence à família Annonaceae e é originária da América Central e Norte da América do Sul. No Brasil, os cultivos comerciais foram iniciados na década de 1980, com plantios de graviolas comuns. No Cerrado, os cultivos em escala comercial começaram na década seguinte, após a introdução na Embrapa Cerrados dos tipos de graviola Morada, Lisa e Blanca, procedentes da Colômbia. “No final dos anos 70, foram feitas as primeiras introduções de materiais genéticos e selecionadas as plantas matrizes geneticamente superiores utilizadas para fornecimento de material propagativo para grande parte dos pomares comerciais em todas as regiões do Brasil”, contou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados e coordenador do evento, Fábio Faleiro.

Por serem mais produtivos e mais tolerantes a pragas e doenças esses materiais desenvolvidos pela Embrapa ocupam atualmente 100% dos pomares de Goiás e do Distrito Federal e mais de 70% dos pomares brasileiros, com destaque para o tipo “Morada”. Na Embrapa Cerrados também foram desenvolvidas tecnologias para ajustar o sistema de produção da graviola, com destaque para o manejo fitotécnico e fitossanitário. “O dr. Nilton Junqueira é uma referência nacional e internacional no cultivo da graviola e certamente vai dar uma contribuição muito importante no nosso curso de capacitação em fruticultura tropical”, afirmou Faleiro.

Confira as palestras já realizadas

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado. 

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate.

No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. A última palestra de 2021 tratou da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção e ficou a cargo do pesquisador Fábio Faleiro. Já a manga foi o tema da primeira palestra de 2022. O tema Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi tratado pelo pesquisador Tadeu Graciolli. Em seguida, o assunto foi o sistema de produção do mamão, abordado pelo pesquisador Nilton Junqueira no dia 1° de fevereiro.

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude – Maria do Carmo Raseira (Embrapa Clima Temperado) – 1 de março de 2022
Açaí: cultivares, sistemas de produção e mercado – João Tome de Farias Neto (Embrapa Amazônia Oriental) – 15 de março de 2022
Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado – Paulo Cesar Lima (pesquisador UMIPI Cacau) – 29 de março de 2022
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado – Jony Yuri (pesquisador da Embrapa Semiárido) – 12 de abril de 2022.