Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de apoiar as iniciativas de pesquisas e ensino sobre a produção de soja no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para cultivo excepcional da oleaginosa para fins de pesquisa e ensino em terras altas independentes dos períodos de vazio sanitário e do calendário de semeadura.

No parecer emitido nesta semana, o Mapa define que a autorização para pesquisa se refere a plantio de sementes destinadas às atividades de caráter científico-experimental, tecnológico, desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou processos. Já na área de ensino, o órgão define como: plantio de qualquer categoria de semente para fins de ensino, aprendizagem e pesquisa em instituições públicas e/ou privadas.

Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, o parecer favorável obtido pela Adapec após solicitação contribuirá para a manutenção e ampliação de pesquisas sobre o cultivo de soja no Tocantins. “No ano passado foram cultivados cerca de 576 hectares de soja em programas de pesquisa e ensino realizados por empresas ou instituições de ensino, e com esta liberação cremos no avanço de novas pesquisas,” ressaltou Cleovan Barbosa.

Desde 2006, o Tocantins é autorizado e pratica o cultivo de soja para estes fins. Mesmo assim, é necessário fazer a solicitação anualmente para receber parecer favorável.