Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, considerou revoltante e estarrecedor a atitude do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) de ironizar a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a Ditadura Militar no Brasil. Nas redes sociais, nessa segunda-feira, 4, Cinthia também fala em covardia e misoginia. "Não há palavras para descrever a covardia, o ódio gratuito e a misoginia praticados pela #familícia contra as mulheres. Fazer piada com tortura que Miriam Leitão sofreu na ditadura militar, quando estava grávida? É revoltante, estarrecedor! E pensar que o asqueroso tem esposa e filha", escreveu.

Míriam sofreu ataque de Eduardo após ela escrever que o presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, é um inimigo confesso da democracia. Miriam comentava declarações recentes de ataque de Bolsonaro às instituições democráticas. No domingo, 3, o deputado, então, respondeu: "Ainda com pena da [e acrescentou um emoji de cobra]".

Miriam Leitão foi presa e torturada pelo governo militar durante a ditadura. A jornalista estava grávida. Em uma das sessões de tortura foi deixada nua em uma sala escura com uma cobra.

Partidos pedem que o deputado seja cassado. 

Após a repercussão nacional, a jornalista Míriam Leitão disse ter sido envolvida por uma onda forte, boa e carinhosa desde domingo. "Eu agradeço a todas as pessoas que se manifestaram aqui e por outros caminhos. As mensagens me fortalecem e me ajudam a ter esperança no Brasil e no futuro da democracia, que nos custou tão caro", manifestou.