Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Moradores do Vale da Cachoeira, localizado na zona rural ao Norte de Palmas, receberam na tarde dessa segunda-feira, 25, um mutirão de atendimentos de saúde, com ênfase para o acolhimento de pacientes que convivem com diabetes e hipertensão. A comunidade local, que tem em torno de 580 habitantes, é atendida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Arne 64 (508 Norte). 

A programação contou com pesagem, aferição de pressão, teste de glicemia, atualização de receitas, entrega de exames e vacinação contra a Influenza. Além do atendimento médico e em enfermagem, os pacientes puderam participar de uma ação educativa de qualidade de vida, promovida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composto por psicóloga, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta. 

A enfermeira Silmara Costa Cunha Diniz é uma das profissionais responsáveis pelos atendimentos de saúde pública na região. Ela conta que há muitos anos esse suporte é realizado in loco para garantir o acesso à saúde aos usuários do território. “A gente trabalha para trazer essa assistência a quem não tem como ir até à Unidade”, afirma. 

A agente de saúde Maria Sonia Santana atua na comunidade há oito anos. Ela explica que uma vez na semana está na região para fazer visitas às residências e acompanhar os pacientes. “Trazer o acesso à saúde de forma resolutiva é gratificante. Faz toda a diferença”, diz. 

Quem aproveitou a oportunidade e chegou logo no início das atividades foi a aposentada Cleide Aparecida Machado, de 73 anos, que atualizou as receitas de medicamentos. “É a primeira vez que estou nessa atividade e me senti muito bem atendida. As pessoas se desdobram para nos acolher”, agradece.

O aposentado José Alves Gomes, de 73 anos, sempre comparece às atividades da USF na região. Ele foi atendido na tarde desta segunda e pode atualizar as receitas para tratar diabetes. “Sempre me atendem muito bem. Venho sempre que posso”, completa. 

A dona de casa Raimunda Sousa Silva, de 39 anos, também é acompanhada pela equipe de saúde da Arne 64. Em tratamento de hipertensão e com a saúde em dia, Raimunda, dessa vez trouxe a filha Tainá Sousa Silva, de 13 anos, para ser atendida. “Aproveitei que nesse horário ela não está na escola e a trouxe aqui para solicitar uns exames”, finalizou. (Secom Palmas)