Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil do Tocantins apreendeu nessa terça-feira, 26, em Taguatinga, um adolescente de 16 anos, que é suspeito de matar um jovem de 20 anos, fato ocorrido no dia 10 de abril, no município. 

As investigações que levaram ao cumprimento do mandado de internação do menor foram realizadas pela 103ª Delegacia, sob a coordenação do delegado-chefe da unidade, Lucas Rodrigues. Após elucidar o crime, a autoridade policial representou pela internação do adolescente infrator, a qual foi deferida e cumprida na manhã de hoje.

O crime

Conforme apurado no Inquérito Policial, na data dos fatos, o adolescente surpreendeu a vítima em uma seresta, que se realizava em uma distribuidora de bebidas de Taguatinga (TO). Sem oportunizar qualquer ação defensiva, o autor efetuou um disparo de arma de fogo pelas costas, em curta distância, atingindo a vítima na cabeça, a qual não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

Após praticar o ato infracional, o adolescente fugiu em seguida, permanecendo em localidade desconhecida desde o cometimento do ato infracional. Porém, ele foi localizado hoje, após decisão judicial de deferiu representação policial de sua internação provisória.

Da motivação do ato infracional

A investigação criminal também apontou que a motivação do adolescente está ligada com o crime de homicídio ocorrido em março de 2022, quando um homem de 21 anos foi alvejado com 25 disparos de arma de fogo na região central de Taguatinga.

Segundo apurado, o adolescente apreendido mantinha ligações com a vítima do homicídio, e teria praticado o ato infracional em típico ato de revanche, vingança pela morte de seu companheiro.

Conforme explica o delegado Lucas Rodrigues o adolescente está inserido em um contexto criminoso, possuindo ligações em várias outras investigações e operações realizadas pela Polícia Civil. “A vítima foi friamente executada pelo adolescente, durante a realização de um evento festivo, sem se preocupar com as dezenas de pessoas que também estavam no local. Existe, neste caso, uma grande rivalidade entre grupos criminosos atuantes no município de Taguatinga”, disse o delegado.

Após o cumprimento das formalidades legais, o menor foi apresentado ao Poder Judiciário e encaminhado ao Centro de Internação Provisória para menores infratores em Palmas, onde ficará internado até deliberação judicial.