Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) vai apresentar diversas modalidades de tanques de cultivo de peixes na Fazendinha do Calor Humano, espaço da Prefeitura Municipal de Palmas na Agrotins 2022, que inicia dia 10 de maio com o tema ‘Integrar – Intensificar – Preservar’. Nesta edição foram instalados tanques escavados, de alvenaria, de adobe e de lona de polietileno de alta densidade (PEAD).

A engenheira de Aquicultura, Maíra Zambonato Dorneles, destaca que estes tanques instalados na Agrotins demonstram, na prática, além do modelo de construção, como é feito o cultivo dos peixes e a forma de produção. “Essa diversidade é construída para atender cada especificidade dos produtores de Palmas. Na Fazendinha o produtor encontrará o modelo de tanque que melhor atenderá aos seus requisitos”, disse.

Maíra diz ainda que essa prática também atende aos pré-requisitos da Agrotins, uma vez que está de comum acordo com o tema: integrar, intensificar e preservar. “Na piscicultura da Fazendinha o manejo de utilização da água passa pelo processo de reutilização em integração com as plantações de banana e cana de açúcar.

“O reaproveitamento dos nutrientes contidos na água descartada da piscicultura intensifica a produção das várias espécies vegetais, através do uso de fertilizantes naturais contidos na água de reuso”, completa.

Segundo ela, no tratamento natural da água são utilizadas macrófitas aquáticas que possibilitam maior integração entre o ambiente. “E exploram os recursos naturais das plantas em cultivo com os peixes”, conclui.

A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins.