Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), através da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), iniciou um Programa de Estágio para Estudantes de Enfermagem. O primeiro grupo de estagiárias foi recepcionado na sede da SES-TO na última quarta-feira, 4.

“Esta primeira turma é composta por três acadêmicas. Ao todo, 18 alunos serão contemplados. Cada grupo terá uma experiência de oito dias. Ao final do estágio os estudantes terão que entregar um produto feito por eles, sob supervisão da SUHP. Este produto será uma cartilha com o passo a passo para implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente nas unidades hospitalares próprias”, explicou a enfermeira preceptora e Gerente de Normas e Rotinas Hospitalares na Diretoria de Qualidade Hospitalar da SUHP, Cristiany Barbosa Castro.

O objetivo principal do acolhimento de estudantes é evidenciar o papel da enfermagem com uma visão macro da gestão estadual, com a inserção em diferentes espaços. A disponibilização de espaços para recebimento de estagiários nas unidades de saúde e setores sob gestão da Pasta foi publicada em Diário Oficial. 

“Recebemos a primeira turma e apresentamos toda a estrutura física e organizacional da SES-TO, em um momento de acolhimento. A cessão do espaço da sede para estagiários é um feito inédito aqui na Secretaria, bem como para os estudantes de Enfermagem, que não possuíam a possibilidade de experiência nesse campo de estágio”, enfatizou a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Negre Sanches.

A Anna Clara Conceição está no 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), está inserida no programa de estágios da SES-TO e falou sobre a experiência. “Está sendo de grande conhecimento e muito enriquecedor, na parte prática a gente aplica mais assistência. Já estou aprendendo como gerenciar todo este processo de planejamento da saúde dentro da assistência”, afirmou.