Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les

Foto: Marcelo Les

No céu, a mistura de cores exuberantes proporcionada pelo pôr do sol com passagem para uma noite estrelada e de lua minguante. No cenário, a suntuosidade do Palácio Araguaia. E, no palco, os acordes eruditos de instrumentos como metais, madeiras e cordas unidos à tradição do cancioneiro popular nas canções dos artistas Braguinha Barroso, Dorivã, Lucimar e Genésio Tocantins. Assim foi o projeto “Tocantins em Concerto”, apresentado na Praça dos Girassóis, em Palmas, no último sábado, 21.

Mais de 700 pessoas se reuniram para prestigiar o concerto ao ar livre da Orquestra Viva Música, sob a batuta do maestro Bruno Barreto, que ofereceu quase duas horas de apresentação em exaltação à cultura popular tocantinense. De passagem pela praça em visita a passeio ao Tocantins, o funcionário público Amon Farias surpreendeu-se com o concerto. “Estou chegando agora para visitar o Tocantins e já me sinto íntimo desse Estado depois de ouvir tantas riquezas e tantas belezas entoadas por esses artistas de forma tão envolvente”, disse.

O jornalista Tião Pinheiro, diretor de comunicação do Tribunal de Justiça do Tocantins e escritor, afirmou que Tocantins em Concerto lembrou o então Norte goiano, que era muito rico em cultura em exaltação às características típicas da região no teatro, literatura e música. “É um presente e tanto não só para o palmense como para todo o Tocantins. É um espetáculo que tem de transpor o Rio Tocantins e mostrar para o Brasil inteiro”, expressou. A diretora-geral do campus do Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Noemi Zukowski, que também é pedagoga, palestrante e maestrina de corais, ressaltou a qualidade artística do projeto. “Estou saindo com o coração aquecido, como foi bom ver a nossa cultura tão bem representada através de músicos fantásticos e da voz dos nossos artistas da terra”, afirmou.

A pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Tocantins, Maria Santana Ferreira dos Santos, parabenizou o projeto pela expansão e popularização da música do cancioneiro regional tocantinense. “Foi encantador ver tantas pessoas assistindo pela primeira vez. Foi uma belíssima como e ainda democratizou o acesso à música clássica”, ressaltou. A atriz e arte-educadora Cleuda Milhomem apontou a união de estilos musicais proporcionados pelo projeto. “Que noite maravilhosa, Palmas e o Tocantins ganham muito nessa oportunidade de ver a união da música clássica e popular tocantinense, saímos com o coração cheio de alegria e com gostinho de quero mais”, declarou.

Homenagem

A apresentação em Palmas homenageou o músico Maurício da Viola de Buriti, que faleceu no ano passado vítima da covid-19 e era morador do quilombo Mumbuca, pioneiro da tradição musical com a viola de buriti. Além de vídeos e fotos em homenagem ao artista, o projeto trouxe apresentação cultural com o grupo Veredas, dirigido pelo músico Diego Britto. “É um projeto sensacional, aqui a gente vê que a música é universal, que não tem fronteiras. Unir essas riquezas culturais do Tocantins a esses majestosos arranjos orquestrais e a tradição dos mestres da cultura popular e o nosso projeto que foca a música raízes, foi incrível”, disse o artista. 

Com direção-geral do maestro Bruno Barreto, a orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e coordenação administrativa de Maxley Morato. O projeto tem apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins e da Secretaria da Cultura e Turismo do Governo do Estado do Tocantins.

 A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Ficamos muito satisfeitos com essa apresentação e felizes por contribuir com um evento tão importante para a cultura tocantinense. Ver as crianças do Projeto Veredas e os grandes nomes da música regional no mesmo palco nos mostra que é possível manter as gerações e a tradição ligadas na mesma energia”, comentou o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.

O projeto cultural, que já foi apresentado também em Araguaína e Gurupi, segue no próximo sábado, 28, para Paraíso do Tocantins, onde será apresentado no Teatro Cora Coralina, às 19h30. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível.