Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Exonerado no início do mês de abril do cargo de secretário Executivo da Governadoria do Tocantins, o ex-vereador de Palmas, Milton Neris, se recupera dos sintomas da Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em vídeo divulgado por ele em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 24, Neris contou estar participando de tratativas para resolução acerca de problemática envolvendo moradores ameaçados de reintegração de posse. 

"Depois de dias fazendo tratamento para esta doença terrível, que é a Chikungunya, hoje saio para a minha primeira reunião aonde nós estamos, juntamente com os moradores da Vila Buriti e da chácara 148, Taquaruçu 2° Etapa, buscando entendimento junto à procuradoria do Estado, Casa Civil, liderança da Assembleia Legislativa, deputado Ivory de Lira, para que possamos juntos encontrarmos uma solução para essa comunidade que já está com despejo e que precisa do apoio, nesse momento, do nosso governador", afirma. 

De acordo com Milton Neris, em relação à chácara 148, antigos proprietários conseguiram reestabelecer seus títulos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os moradores, firmados por licença de ocupação do Itertins, ainda no governo de Moisés Avelino, estão diante de reintegração. "Eles perderam o direito porque acabou esse processo correndo à revelia e agora eles estão diante dessa reintegração de posse", confirma.

Já em relação à Vila Buriti, onde mais de 90 famílias têm suas residências, o caso é semelhante. "Também foi causado pelo Estado, em 2010, onde foi emitido um título para associação e dessa associação as pessoas construíram e lá hoje tem mais de 90 famílias que moram, têm suas residências, e tudo está consolidado. Mas também perderam na Justiça pelos antigos donos que tiveram títulos reestabelecidos", explica Neris. 

Tratativas 

Atendendo seu pedido, o governador Wanderlei Barbosa solicitou à procuradoria que os atendesse ainda nesta terça-feira. "Acabamos de sair da reunião. Foi muito boa, muito propositiva", informou Neris, às 12h54min, ao Conexão Tocantins. Segundo ele, entre as novas diligências está reunião com o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref). 

O objetivo das tratativas, segundo Milton Neris, é fazer com que o estado possa discutir, juntamente com o núcleo de regularização na Justiça. "E trazer para dentro da discussão também o município de Palmas, uma vez que está na área urbana, e a gente buscar uma solução definitiva porque tudo isso foi causado pelo próprio estado, que deu as licenças de ocupação à época", defende. 

Segundo Neris, as famílias não podem ser mais prejudicadas do que já foram, sendo preciso reparar a situação. "E fazer através de política de regularização fundiária o sonho que essas famílias têm de serem donos de direito dos seus pedaços de chão e dos seus imóveis", afirma.